Os eleitos no dia 6 de outubro preparam-se para tomar posse em seus cargos. Em todos os municípios do Médio Piracicaba e do Brasil, seguindo o estabelecido na legislação, as cerimônias de posse ocorrem na próxima quarta-feira (1º). Nela, os eleitos prestam juramento à Constituição e assinam o termo de posse, atos obrigatórios por lei para que possam exercer suas funções.
Em João Monlevade, a cerimônia está programada para as 9 horas, na sede da Câmara Municipal, no bairro JK. O prefeito reeleito, Laércio Ribeiro (PT), a vice-prefeita eleita, Dorinha Machado (MDB), e os 15 vereadores da próxima legislatura assumem os seus cargos. Mesmo aqueles que renovam os seus mandatos precisam prestar juramento para permanecer em seus cargos.
Em São Gonçalo
Já em São Gonçalo do Rio Abaixo, o ato de posse está agendado para as 14 horas, no Centro Cultural do município. Tomam posse o prefeito, Raimundo Nonato “Nozinho” Barcelos (PDT), e o vice-prefeito, Leandro “Leo” Amora (PSB), ambos reeleitos, além dos nove vereadores.
No Médio Piracicaba
Na região, também serão empossados no primeiro dia de 2025 os prefeitos Marco Antônio Lage (PSB) em Itabira, Samantha Ávila (PSDB) em Bela Vista de Minas, Geraldo Abade (PSD) em Barão de Cocais, Alcemir Moreira (Cidadania) em Santa Bárbara, Txai Costa (Rede) em Nova Era, Augusto Henrique da Silva (Cidadania) em Rio Piracicaba, Fernando Rolla (Avante) em São Domingos do Prata, Lindouro (PT) em Alvinópolis, André Torres (PSD) em Santa Maria de Itabira, Saulo Morais (PRD) em Catas Altas, Marciny (PRD) em Dionísio, José Bráulio Aleixo (União Brasil) em Dom Silvério, Wanderlei Ribeiro (PP) em Bom Jesus do Amparo, Ailton dos Santos (PL) em São José do Goiabal e Éder Elói de Pena (PSD) em Sem-Peixe.
Durante as cerimônias de posse, as Câmaras Municipais elegem as suas Mesas Diretoras, o que inclui a sua presidência. Os pormenores dos atos de início de governo são regulados pelas Leis Orgânicas e pelos regimentos internos de cada um dos Legislativos dos municípios brasileiros. O período de duração de cada termo da Mesa Diretora varia entre cada cidade.