Representantes das cidades de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo e Santa Bárbara receberam na segunda-feira (10), em Brasília o “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização” na categoria ouro, nota máxima da premiação. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A classificação foi divulgada no final de 2024 pelo Ministério da Educação (MEC).

Os prefeitos de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB) e de Sem Peixe, Éder de Tiquim (PSD) participaram da solenidade. Representando o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT), compareceu a secretária de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos. Representando o prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira (Cidadania), participou a secretária de Educação, Lucinéia Damásio. De Catas Altas, representando o prefeito Saulo Morais (PRD), participou a secretária de Educação, Alda Aparecida Batista Oliveira. João Monlevade também recebeu o selo Ouro, mas não enviou representantes para a solenidade.

A honraria reconhece as boas práticas de gestão educacional realizadas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), uma iniciativa destinada a garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Ao todo, 2.592 municípios brasileiros foram certificados com Selo Ouro e, para 26 estados, contemplados nas categorias ouro, prata e bronze.  Conforme o governo federal, o selo busca reconhecer os esforços e as iniciativas exitosos de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.

Itabira

Itabira obteve nota máxima nos quesitos estipulados e garantiu a maior categoria, o que comprova a capacidade do município em priorizar a alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, além de recuperar a aprendizagem de alunos do 3º, 4º e 5º anos, todos muito afetados pela pandemia.

“Uma conquista maravilhosa para Itabira, para a Educação de Itabira e para as famílias itabiranas que têm seus filhos na rede municipal. Itabira é ouro em Educação no Brasil nos anos iniciais. Isso é muito importante, é a alfabetização das nossas crianças, um grande avanço que estamos celebrando. Por isso que eu quero parabenizar e agradecer à secretária Edna, de Educação, junto de todos os servidores, os profissionais de ensino, professores, todos os profissionais da nossa rede municipal de ensino. Agora é trabalhar muito para que a gente seja Ouro nos anos finais, com inovações e novos métodos que estamos promovendo na nossa rede pública”, comemorou o prefeito Marco Antônio Lage.

São Gonçalo do Rio Abaixo

Para a secretária de educação de São Gonçalo do Rio Abaixo, Lucinda Santos, o prêmio é mais um reconhecimento do trabalho pautado na responsabilidade, qualidade e bons resultados. Ela destacou que toda a equipe está sempre disposta a alcançar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que incluem a alfabetização universal e a redução das desigualdades educacionais.

Tanto que a cidade está muito acima das metas de alfabetização de acordo com o Indicador Criança Alfabetizada do MEC/Inep. O levantamento de 2023 apontou índice de 81%, enquanto Minas Gerais teve 61% e o país 56%. Portanto, o reconhecimento é fruto do empenho da equipe educacional da cidade em busca da excelência no ensino.  “Com o ouro no Selo Nacional, o município dá exemplo de que uma gestão pública comprometida e eficiente é capaz de impactar positivamente a educação e a vida das crianças brasileiras”, informa a administração.

Santa Bárbara

A secretária de Educação, Lucinéia Damásio, disse que a premiação reflete o empenho da gestão municipal em assegurar que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. “Este reconhecimento é fruto do trabalho dedicado de nossos professores, gestores, assessoria pedagógica e toda a equipe da Secretaria de Educação, além do apoio das famílias e da comunidade escolar. Seguiremos investindo e aprimorando nossas políticas para garantir um ensino cada vez mais eficiente e inclusivo”, destacou a secretária.

Ainda conforme Lucinéia, o Selo Ouro Nacional de Alfabetização reafirma a posição de Santa Bárbara como referência no Ensino Fundamental e fortalece o compromisso da cidade em promover o desenvolvimento educacional de suas crianças.

Sem Peixe

O prefeito de Sem Peixe, Eder Pena, o Eder de Tiquim, destacou que o prêmio reconhece os esforços e a dedicação na busca pela alfabetização de crianças na idade certa. “Parabenizamos todos os profissionais da Educação de Sem-Peixe pelo excelente trabalho realizado”, escreveu em nota nas redes sociais.

Catas Altas

A secretária Alda de Oliveria também frisou a importância do prêmio e destacou investimentos na área, além de projetos que contribuíram para o resultado. “Esse prêmio representa nosso compromisso e dedicação com a educação em nossa cidade”, declarou.