As rodovias do Médio Piracicaba foram, mais uma triste vez, palco de cenas de infame e aviltante selvageria na tarde deste sábado (16). Por volta das 15h50, o Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) recebeu um chamado para o quilômetro 375 da BR-381, em São Gonçalo do Rio Abaixo, próximo ao Montanha Lanches. Um veículo, até o momento não-identificado, colidira com a lateral de uma carreta carregada com produtos congelados.

O veículo que colidiu com a carreta deixou o local do acidente. O baú da carreta não sofreu nenhum dano, embora o tanque de combustível tenha se rompido e derramado o líquido inflamável pela pista. Mesmo assim, vários criminosos se amontoaram no entorno do veículo avariado para furtar a carga. Os socorristas relataram que o motorista da carreta estava aterrorizado e tremia de pavor dos saqueadores, temendo que eles o agredissem. Os criminosos ainda ameaçavam quem tentava filmar ou fotografar a pilhagem. O condutor do veículo pesado dispensou o atendimento médico. Por segurança, a própria equipe de socorristas do Sevor precisou se retirar da cena do acidente.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram as dezenas de bandidos realizando o transbordo da carga, composta por alimentos congelados, como mortadela, carnes e outros frios. As caixas cheias de produtos eram depositadas no barranco às margens da pista. A divulgação de gravações da pilhagem nas redes sociais provocou revolta nos internautas, que acusavam os criminosos de se aproveitarem da desgraça de outrem, sem se preocuparem se o motorista estava vivo ou se precisava de algum auxílio médico.

Saquear carga de caminhões ou outros meios de transporte acidentados é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Caso os criminosos sejam condenados na modalidade qualificada desse delito, podem ficar até oito anos atrás das grades.