(*) Inara Silva
A obesidade é uma doença e, como todas as outras, precisa ser respeitada e tratada corretamente. Atuo nesta causa com mais intensidade desde 2021, através do projeto sem fins lucrativos, Fênix Beleza Plus, que trabalha com o empoderamento da mulher gorda. Acredito que temos que nos amar na condição que estamos. Até para que o tratamento seja mais leve. A obesidade é uma doença que mexe com nossa autoestima e, muitas vezes, somos julgados como desleixados e preguiçosos, o que não é verdade.
O Fênix Beleza Plus busca aumentar a autoestima da mulher com obesidade através de ensaios fotográficos e desfiles de beleza. O projeto não busca “romantizar” a obesidade, mas incentivar os cuidados com a saúde e a busca pelo bem-estar físico e mental dos pacientes, evitando a ansiedade e a depressão.
No ano passado, participei de um congresso em São Paulo da ONG Obesidade Brasil. Retornei para João Monlevade com o desejo de fazer a diferença, ajudando na autoestima, mas também com relação ao tratamento para a doença. Iniciei uma jornada em busca de políticas públicas para mudar esse cenário e consegui, junto a alguns vereadores, que leis fossem aprovadas em três cidades da nossa região: João Monlevade, Itabira e Nova Era. Essas cidades agora possuem leis que norteiam a política local de combate à obesidade e à gordofobia.
O coordenador de voz da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), o nutricionista Erick Cuzziol, viu meu trabalho nas redes sociais e me convidou para ser colaboradora desse departamento na entidade. A Abeso é uma associação de médicos e profissionais que estudam a obesidade e síndromes metabólicas e uma das preocupações é que o paciente tenha voz e acesso a um tratamento humanizado. É importante que o poder público entenda que a obesidade é uma doença crônica e que precisa de tratamento.
Recentemente, tive a oportunidade de estar em Brasília para uma sessão solene na Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia Internacional da Obesidade. O evento fez parte de uma campanha de conscientização sobre o Mês da Obesidade, que fala sobre a prevenção, tratamento e combate ao preconceito. Foi um momento importante, no qual conheci, pessoalmente, o doutor Bruno Halpem, presidente da Abeso. Durante o evento, vários aspectos foram abordados, dando a esperança de mudanças de paradigmas no tratamento da obesidade.
Vale a pena ressaltar que no nosso município existe uma lei e que devemos fiscalizar para que ela seja cumprida e para termos tratamento respeitoso. A lei busca implementar ações eficazes para a redução de peso, o combate à obesidade e à obesidade mórbida na população. Mas a lei não pode ficar só no papel, que venha a prática!
(*) Inara Silva é idealizadora e fundadora do projeto social Fênix Beleza Plus e colaboradora do Departamento de Voz da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade)