O Cartório Eleitoral de João Monlevade inicia a convocação dos eleitores e eleitoras a se inscreverem como mesários e mesárias para as Eleições de 2024. O pleito será no dia 6 de outubro deste ano. João Montevade tem 61 mil pessoas aptas a votar.

No município, serão 864 mesários convocados e mais de 150 pessoas para apoio logístico. Para participar, é preciso ter o título eleitoral em João Monlevade, estar em dia com a Justiça Eleitoral, ter segundo grau completo, possuir e-mail e telefone com whatsapp.

Conforme a Justiça Eleitoral, no dia da eleição, os mesários e as mesárias terão a função de receber os eleitores na seção eleitoral. Também verificar seus documentos, coletar as assinaturas ou biometrias e habilitá-los a votarem. Haverá treinamento para executarem o papel com segurança e eficiência.

Vantagens em ser mesário

As mesárias e os mesários convocados têm a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e acompanhar de perto a realização das eleições brasileiras. Além disso, contribuem para a lisura do processo eleitoral e democrático do país.

Para incentivar eleitores e eleitoras a se candidatarem à função, a Justiça Eleitoral oferece várias vantagens: direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado na eleição, e ainda pelo dia em que participou do treinamento, sem desconto no salário. Neste caso, os próprios voluntários devem negociar as folgas  com a empresa, com o órgão ou com a instituição em que a mesária ou o mesário  trabalha.

Outras vantagens são: auxílio-alimentação para o dia da eleição; créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os Tribunais Regionais Eleitorais e vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital.

Participação

Para participar, é preciso se cadastrar diretamente no cartório eleitoral, que fica na rua Florianópolis, 181 – Nossa Senhora da Conceição. Ou  pelo telefone 3010-9494, email [email protected] ou pelo link https://www.tre-mg.jus.br/eleitor/mesario/inscricao-mesario-voluntario.

Neste ano, conforme a Justiça Eleitoral será necessário confirmar o recebimento da convocação no site do TRE.  Isso, digitando um código específico, que virá em carta enviada pelo correio.