A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade realizará cerca de 40 cirurgias de catarata em mais um mutirão na próxima segunda-feira (20), no Hospital Nossa Senhora das Dores, em São Domingos do Prata. A exemplo de outros mutirões realizados, a Prefeitura disponibilizará a estrutura para a realização das cirurgias, com exames, transporte, alimentação para os pacientes e acompanhamento de servidores.
Quase 1,5 mil cirurgias de catarata foram realizadas nos últimos três anos, sendo que em 2021 não houve mutirões em virtude da pandemia de Covid-19. Essa etapa das intervenções oftalmológicas foi intermediada pelo vereador Vanderlei Miranda (Podemos), através do deputado estadual Lucas Lasmar (Rede).
Transporte em Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade recebeu na manhã dessa terça-feira (14) representantes da Secretaria Municipal de Administração para o alinhamento e organização dos processos que envolvem o Transporte Sanitário para os próximos anos. O encontro contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond; da secretária-adjunta da pasta, Simone Borba; do secretário municipal de Administração, Ricardo Alexandre de Oliveira; e de servidores que atuam diretamente com a organização, logística e utilização de veículos do Executivo.
De acordo com a secretária de Saúde, Raquel Drumond, o objetivo do encontro foi alinhar os processos que envolvem o Transporte Sanitário da Secretaria, discutindo formas de se trabalhar em conjunto para melhorar ainda mais o serviço de transporte ofertado pela pasta: “A Secretaria de Saúde demanda muito o serviço de transporte na administração, com as ambulâncias, transporte para a Casa de Apoio em Belo Horizonte, “Ônibus da Saúde”, veículos de apoio para serviços diversos e outros serviços. Temos que discutir formas de gerenciar nossos recursos para a realização de manutenções preventivas e corretivas para os veículos, gerir a atuação dos motoristas, ofertando cursos de capacitação e treinamentos, além de se atentar a questão da aquisição de veículos. É um serviço complexo e precisamos pensar juntos em soluções e ações para otimizar ainda mais o atendimento à população”.