A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Setor de Patrimônio Histórico e Cultural, recebeu as chaves da “Casa da Chácara”, que abrigará o museu municipal. A casa foi bem conservada pelos proprietários anteriores, Jacób Costa Martins e Elizeth das Dores Fonseca Martins e já possui artigos históricos, apresentado por eles ao prefeito Raimundo Nonato “Nozinho” de Barcelos (PDT) durante a entrega.

Na ocasião, o prefeito Nozinho disse que “a aquisição da área está alinhada a proposta de desenvolvimento pleno da cidade, preservando o passado, para as gerações presente e futura, fortalecendo nosso potencial turístico”.

A edificação, localizada na rua Monsenhor Torres (Baixada), foi construída por volta de 1880, e receberá o acervo arqueológico e de adaptação da cidade até os tempos atuais, passando pelo período colonial até sua emancipação. O local será ponto de referência das memórias que construíram a São Gonçalo de hoje e será referência para as atuais e próximas gerações de munícipes e visitantes.

Jhonne Starlin – Acom – PMSGRA

De acordo com o historiador são-gonçalense Danilo de Souza, uma questão importante na construção do Museu é o seu acervo inédito, o qual grande parte eram particulares e se tornarão públicos.

A área também possui uma casa em anexo que funcionará como setor administrativo e reserva técnica responsável pela manutenção, restauro e catalogação de novas peças. A casa abrigará também o arquivo histórico digital e o Setor de Patrimônio Histórico e Cultural.

Jhonne Starlin – Acom – PMSGRA