A Polícia Militar prendeu um casal na tarde desta quinta-feira, 26 de dezembro, no bairro Estrela Dalva em João Monlevade, por suspeita de tráfico de drogas. O homem tem 25 anos e a mulher 30.
De acordo com o boletim de ocorrência, durante turno de serviço, as equipes do Tático Móvel, de posse de informações a respeito de tráfico ilicito de drogas, planejaram uma operação, que culminou na prisão de dois autores, bem como apreensão de grande quantidade de substâncias aparentemente entorpecentes. Também foi apreendida uma quantia em dinheiro, além de vários aparelhos celulares de procedências duvidosas, balanças de precisão comumente usadas para pesagem de pequenas porções de drogas, uma cápsula de arma de fogo já deflagrada e uma máquina de cartão de crédito.
Diante do exposto, materiais apreendidos e os presos foram levados até a presença da Polícia Judiciária para demais providências.
Os materiais apreendidos foram: seis pedras de crack, três buchas de maconha, uma
embalagem contendo maconha, cinco porcões grandes de cocaína,
três porcões pequenas de cocaína, cinco aparelhos celulares, R$717,00 em moeda corrente, diversos envólucros para dolagem, três balanças de precisão, um cartucho deflagrado .cal 380 e uma máquina de cartão.
Tráfico de drogas
A punição para o tráfico de drogas varia de acordo com a legislação de cada país. No Brasil, conforme a Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas), o tráfico de drogas é considerado crime grave e está previsto no artigo 33, que estabelece:
- Pena: reclusão de 5 a 15 anos e multa.
- Circunstâncias agravantes: se houver associação criminosa, utilização de menores, tráfico internacional ou o uso de violência, a pena pode ser aumentada.
- Atenuantes: em casos onde o réu seja primário, de bons antecedentes, e não esteja envolvido em organizações criminosas, a pena pode ser reduzida a 1/6 ou aplicada a um regime mais brando, como o semiaberto.
Além disso, quem é flagrado com drogas pode responder por uso pessoal, caso não se caracterize o tráfico, com penas alternativas, como advertência ou prestação de serviços.