A 17ª Companhia de Polícia Militar Independente, sediada em João Monlevade, e o 26º Batalhão, de Itabira, lançaram nesta semana a operação de segurança no trânsito para o fim de ano. O objetivo principal é coibir os chamados “rolezinhos”, identificando e reprimindo as infrações de trânsito, garantindo a proteção e a tranquilidade dos cidadãos durante as festividades de Natal e de Ano Novo. Vídeos lançados nesta terça-feira (24) pelas unidades explicaram a ação, elencando quais as principais infrações e mostrando o lançamento das equipes e viaturas para a operação.

Os “rolezinhos do grau”, ou simplesmente “rolezinhos”, são uma prática criminosa que infestou boa parte do Brasil durante as festas de fim de ano de 2023. Motoqueiros usavam as ruas das cidades para passar em alta velocidade com suas motocicletas barulhentas, executando manobras perigosas. Milhares de famílias passaram o Natal do ano passado e o Ano Novo de 2024 infernizadas pelo barulho estridente e ensurdecedor proveniente das motos desses infratores.

Muitos desses veículos circulam com as placas levantadas ou simplesmente não a possuem, justamente porque os criminosos tentam escapar da ação das autoridades. Muitas das motocicletas usadas nos crimes também não possuem acessórios básicos, como os retrovisores, além de terem o cano de descarga modificado para aumentar o ruído e perturbar a vizinhança. Também há marginais que pilotam embriagados, disputam corridas clandestinas, não possuem carteira de habilitação ou possuem veículos com queixas de furto ou roubo.

A 17ª Companhia de Polícia Militar Independente é responsável pelo policiamento nos municípios de João Monlevade, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Nova Era, Alvinópolis, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, Dionísio, Dom Silvério e Sem-Peixe. Já o 26º Batalhão atende aos municípios de Itabira, Barão de Cocais, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo, Santa Maria de Itabira, Catas Altas, Passabém, Itambé do Mato Dentro, Ferros e Carmésia.