A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou uma série de atividades alusivas ao Dia da Água celebrado hoje (22). A administração promoveu a “Feira da Água” na Praça Central. Apresentação de teatro de fantoches, coral e outros projetos foram algumas das atrações.

As atividades promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente tiveram as parcerias das Secretarias de Serviços Urbanos, Educação e Saúde, além da Vale, Cenibra, Polícia Ambiental Militar e Instituto Habitat.

Ações com envolvimento de vários setores da comunidade foram um dos fatores que garantiram que a cidade se destacasse pela segunda vez na categoria Meio Ambiente do Prêmio Municípios Mineradores do Ibram. A cidade foi novamente finalista em seis das oitos categorias da premiação e a Secretaria de Meio Ambiente é bicampeã, vencendo nas edições 2022 e 2023.

Dia da Água

Nívia Leles – Acom – PMSGRA

O Dia Mundial da Água é comemorado anulamente em 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.”

“data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 – A água é a seiva do nosso planeta;

3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 – A utilização da água implica respeito à lei;

9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.”

Veja mais sobre “22 de março – Dia Mundial da Água” em:https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-agua.htm