A rede municipal de ensino de São Gonçalo do Rio Abaixo aplicará nos dias 20 e 21 de outubro o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) 2026. A avaliação será realizada em todas as escolas municipais que oferecem o Ensino Fundamental e abrangerá estudantes do 2º, 5º e 9º anos.
Calendário das provas
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, no dia 20 de outubro os alunos do 2º ano farão a prova de Língua Portuguesa, enquanto os do 5º e do 9º anos serão avaliados em Língua Portuguesa e Matemática. No dia 21, será aplicada a prova de Matemática aos estudantes do 2º ano.
Finalidade da avaliação
De acordo com a Secretaria, o Simave é uma ferramenta para conhecer o desempenho dos estudantes e acompanhar a aprendizagem na rede pública. Os resultados permitem identificar avanços e dificuldades e contribuem para o planejamento de ações, a definição de metas e a elaboração de estratégias voltadas à melhoria da qualidade do ensino.
A partir dos resultados, a Secretaria de Educação e as escolas poderão analisar as aprendizagens, identificar desafios e potencialidades e planejar ações direcionadas às necessidades dos estudantes.
Participação dos estudantes
A secretária de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos, afirma que a participação de cada aluno contribui para que os resultados reflitam de forma mais adequada a realidade da educação municipal.
“A participação de cada estudante faz a diferença. É muito importante que as famílias estejam envolvidas e incentivem seus filhos a comparecerem às escolas nos dias das avaliações. Também precisamos conscientizar nossos estudantes, especialmente os adolescentes, para que realizem as provas com atenção, responsabilidade e compromisso. Esses resultados são importantes para conhecermos melhor nossas aprendizagens e planejarmos ações cada vez mais efetivas para a nossa rede”, afirma.
A Secretaria Municipal de Educação ressalta que a presença dos estudantes nos dias de aplicação é essencial para garantir a participação da rede e a representatividade dos resultados. As famílias são orientadas a se organizar para que os alunos estejam nas escolas nas datas previstas. Segundo a pasta, a comunidade escolar também tem papel na mobilização e na conscientização dos estudantes sobre a relevância da avaliação.


