A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo avança em mais uma etapa do planejamento estratégico para o desenvolvimento do município. Nesta quarta-feira (30), o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, participou de uma reunião na sede da Cemig, em Belo Horizonte. Na ocasião, ele apresentou e acompanhou demandas relacionadas à segurança energética da cidade. O objetivo é atender a população e, ao mesmo tempo, sustentar a expansão econômica e industrial do município.

Encontro define duas frentes prioritárias

O deputado estadual João Magalhães, líder do Governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, viabilizou o encontro. Assim, representantes da Prefeitura, da Cemig e da iniciativa privada se reuniram para tratar de duas frentes prioritárias:

  • Implantação da linha de transmissão da Subestação Cocais, com traçado pela comunidade do Una, interligando todo o município ao sistema elétrico;
  • Planejamento para ampliação da capacidade energética por meio de uma nova subestação.

A demanda pela linha de transmissão era aguardada desde 2014. Ela dependia da definição de questões relacionadas à área da PDE Tamanduá. Depois de diversas reuniões entre Prefeitura, Cemig e Vale, as partes construíram uma solução conjunta. Assim, as obras puderam finalmente começar.

Além de ampliar a confiabilidade do fornecimento de energia, a interligação fortalece o sistema elétrico municipal. Dessa forma, ela reduz riscos de interrupções e oferece mais segurança energética para o crescimento da cidade.

Nova subestação vai atender empresas da região

Durante a reunião, os representantes também definiram o encaminhamento para o aumento da capacidade energética do município. Essa medida integra o planejamento de longo prazo da administração municipal. Assim, ela vai atender à crescente demanda das empresas já instaladas e dos novos empreendimentos que chegam a São Gonçalo.

Entre os empreendimentos beneficiados, está a Sotreq, que já teve sua demanda energética atendida. Além dela, a Bionow e novos investimentos, como Frigohiper, Tia Eliana e Fralia Brasil Cacau, também reforçam o desenvolvimento econômico do município.

Para o prefeito Nozinho, investir em infraestrutura energética é essencial para garantir qualidade de vida à população. Além disso, essa medida cria condições para a geração de emprego e renda. Segundo ele, a Prefeitura trabalha em duas frentes: primeiro, resolver uma demanda histórica da população, com mais segurança no fornecimento de energia; depois, olhar para o futuro, já que o município segue crescendo e implanta um novo distrito industrial.

Participaram da reunião o presidente da Cemig, Alexandre Ramos Peixoto; o deputado estadual João Magalhães; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Quintão; o superintendente de Planejamento da Cemig, Alisson Chagas; o gerente de Novos Negócios da Bional, Fernando Chaves; o gerente de Engenharia da Bional, Rafael Urias; e a assessora de Relações Institucionais da Cemig, Fernanda Bolagnani.

Por fim, as iniciativas reforçam o compromisso da Prefeitura com o planejamento urbano e o fortalecimento da infraestrutura. Dessa forma, o município cria condições para continuar crescendo de forma organizada, com mais qualidade de vida à população e segurança para novos investimentos.

Jornal A Notícia, quem lê, sabe o que diz.