O Partido Progressistas (PP) anunciou nesta sexta-feira (10) a pré-candidatura do empresário Gustavo Breguez à Prefeitura de João Monlevade. O anúncio veio pelo presidente do PP, Marcílio Breguez, que era cotado para disputar o cargo. No ato de filiação, compareceram o deputado estadual Adriano Alvarenga; o presidente da sigla em João Monlevade, Marcílio Breguez, primo de Gustavo; e o vice-presidente municipal da legenda, Carlos Bicalho.

Com 43 anos, Gustavo é proprietário de uma fazenda de vacas leiteiras, do espaço de eventos Burian e da empresa Calha Norte, que fabrica telhas, rufos e calhas para construção civil.

Nomes

Gustavo Breguez é mais um nome a postular uma candidatura ao governo municipal. Pelo grupo da oposição, também lançaram seus nomes os empresários Luiz Carlos Freitas (PL), José Roberto Fernandes (Novo) e Djalma Bastos (PSD).

Outro nome cotado é o da ex-vice-prefeita Conceição Winter (PDT), que estuda uma possível aliança com as demais forças de oposição.

Conforme Marcílio, presidente do PP, o partido está conversando com todos os nomes para fortalecer a oposição ao atual prefeito, Laércio Ribeiro (PT).

Por outro lado, a ampla coalizão governista já sacramentou o nome de Laércio para disputar a reeleição. O professor Werton Santos (PSB) também se lançou pré-candidato à Prefeitura, mas seu partido é alinhado ao bloco da situação e dificilmente permitirá que seu nome seja oficializado nas convenções.

O que ocorreu depois

Ao longo do processo eleitoral, Gustavo Breguez tornou-se candidato à Prefeitura de João Monlevade, sem coligações com outras legendas e lançando o também empresário Carlos Cota como seu candidato a vice. A candidatura Breguez-Cota ficou em terceiro lugar nas eleições de 6 de outubro de 2024, com 3.492 votos, ou 8,39% do total de votos válidos. O Partido Progressistas (PP) lançou 14 candidatos a vereador, obtendo a eleição de Carlos Geraldo Bicalho, o “Carlinhos” Bicalho, com o apoio de 711 eleitores monlevadenses.