A ação rápida das forças de resgate e salvamento poupou a vida de um cidadão na noite dessa terça-feira (14) no bairro Sion, em João Monlevade. O posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar recebeu um chamado alertando que um homem de 52 anos estava sofrendo uma parada cardiorrespiratória (PCR) dentro de sua residência, estando inconsciente e sem respiração espontânea.
Logo, os militares iniciaram os procedimentos de Suporte Básico à Vida (SBV), realizando a compressão torácica e a ventilação assistida, seguindo os protocolos recomendados de atendimento em situações desse tipo. Logo, chegou também a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), reforçando o trabalho de reanimação cardiopulmonar. Os esforços se estenderam por 25 minutos, com a ministração de medicamentos e a aplicação de choques elétricos indicados pelo equipamento.
A Defesa Civil municipal também colaborou com os esforços de salvamento, prestando apoio logístico no deslocamento da guarnição e colaborando para a organização e segurança do local. Com o trabalho conjunto das três forças, a vítima conseguiu recobrar os seus sinais vitais e foi estabilizada, sendo encaminhada ao Hospital Margarida, também em João Monlevade, para receber atendimento médico mais aprofundado. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, o cidadão permanecia sob cuidados intensivos até por volta das 22h45.
Em nota enviada à imprensa, o Corpo de Bombeiros Militar destaca que a ação integrada entre os órgãos demonstra a eficácia do sistema de resposta coordenada às emergências, reforçando a importância do trabalho conjunto para salvar vidas: “O tempo de resposta e a execução correta das manobras de reanimação aumentam significativamente as chances de sobrevivência da vítima”, destacou o comandante da guarnição”.
Em casos de emergência médica, o cidadão pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está disponível pelo telefone 192. A Defesa Civil tem o telefone 199. Por sua vez, o Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) é acionável pelo telefone (31) 99815-5787.

