A assinatura do contrato de concessão da BR-381, que abrange o trecho entre Caeté e Governador Valadares, originalmente prevista para 2 de dezembro, foi adiada para janeiro do próximo ano.

Segundo comunicado divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a comissão responsável pela outorga atendeu a um pedido da 4UM Fundo de Investimentos em Participações em Infraestrutura, empresa vencedora do leilão da BR-381, que solicitou uma extensão de 45 dias para a formalização do contrato.

Conforme a ANTT, a prorrogação foi necessária para permitir mais tempo à concessionária na “comprovação de cumprimento das condições prévias à assinatura do contrato de concessão”.

Com o novo prazo, espera-se que o contrato seja assinado até 24 de janeiro.

Leilão da BR-381, a ‘Rodovia da Morte’

A 4UM venceu o leilão da BR-381, realizado em agosto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), comprometendo-se a investir R$ 9 bilhões em obras e na gestão da rodovia mineira ao longo dos 30 anos de concessão.

O grupo ofereceu um desconto tarifário de 0,94% sobre a Tarifa Básica de Pedágio (TBP), que é de R$ 0,18380/km para pista simples e R$ 0,25732/km para pista dupla (base de jan/23). O concorrente, Opportunity Dinâmico FIP Multiestratégica Investimento no Exterior, administrado pela XP Investimentos, apresentou um desconto de 0,10%.

Detalhes do Projeto de Concessão da BR-381

O Ministério dos Transportes informa que o projeto de concessão da BR-381 prevê 134,27 quilômetros de duplicação (incluindo 27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), além de 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para pedestres.

Diversos municípios ao longo da rodovia serão diretamente e indiretamente beneficiados, como Antônio Dias, Barão de Cocais, Belo Horizonte, Caeté, Governador Valadares, Ipatinga, entre outros.

A concessionária também oferecerá um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático por TAGs, voltada para quem utiliza a rodovia regularmente, como moradores e trabalhadores das cidades próximas.

A estimativa é de que o projeto de concessão gere 79.688 empregos diretos, indiretos e de efeito-renda.