A Polícia Militar cumpriu na tarde dessa quarta-feira (16) um mandado de prisão em aberto em Rio Piracicaba. Os policiais receberam informações consideradas fidedignas sobre um foragido de 21 anos, alvo de duas ordens judiciais de prisão em aberto. Através do monitoramento do perímetro, os militares realizaram uma operação, e por volta das 14 horas, conseguiram prender o procurado na rua Rubi, no bairro Córrego São Miguel.

Ele era foragido pelo crime de tráfico de drogas, com as ordens de prisão estando abertas há cerca de três meses. Logo após receber voz de prisão, foi encaminhado à presença da autoridade policial para as providências legais.

Essa prisão não possui relações com o estouro de um laboratório de produção de narcóticos na localidade rural do Carvalho, também pertencente ao município de Rio Piracicaba, ocorrida na tarde do dia anterior (15), naquele que foi o maior golpe contra o tráfico no ano na região.

O que é tráfico de drogas

O crime de tráfico de drogas está previsto no artigo 33 da lei 11.343, de 2006, que prevê pena de cinco a quinze anos de prisão e 1,5 mil dias-multa a alguém que seja condenado por essa modalidade criminosa. É considerado um traficante de tóxicos quem os importa, exporta, remete, prepara, produz, fabrica, adquire, vende, expõe à venda, oferece, tem em depósito, transporta, traz consigo, guarda, prescreve, ministra, entrega a consumo ou fornece a substância ilícita a alguém, como a cocaína ou a maconha do caso acima, mesmo que sem pagamentos ou vantagens de qualquer tipo.

O réu ainda pode receber outras penas, caso, por exemplo, o comércio ilícito tenha ligações com outros países (tráfico internacional de drogas), ou exista uma conjuração entre criminosos para realizar o tráfico (associação para o tráfico de narcóticos). Também é proibida a posse e utilização de maquinário para fabricar entorpecentes, ou colaborar com o transporte ou com o financiamento dos narcóticos.