Uma caminhada ecológica abriu as comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), em João Monlevade. Cerca de 210 estudantes do Centro Educacional Pedacinho do Céu, da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip), do Centro Educacional de João Monlevade (CEJM), da Escola Municipal Germim Loureiro (Vale do Sol) e da Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas realizara uma passeata, que saiu do sítio Bougainville em direção à Estação de Tratamento de Água (ETA) Pacas. O trajeto contou com a presença de professores, da banda de música da Emip e do prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT). No destino, houve atividades lúdicas e culturais, e o plantio de mudas.
À tarde, houve um abraço simbólico ao rio Piracicaba. Moradores e representantes das secretarias estarão no encontro das rua Beira-Rio e Tieté, no bairro Centro Industrial, para o ato, que visa conscientizar a comunidade sobre a importância da conservação das águas e do meio ambiente. O diretor do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), José Afonso Martins, destaca a importância dessas iniciativas para conscientizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos: “O Dia Mundial da Água é uma data que nos lembra da necessidade de cuidarmos desse bem tão precioso, que é vital para a vida no planeta”.
Dia da Água
O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993.
O objetivo do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.