A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), unidade de João Monlevade, completa em 2026, 20 anos de atuação no município consolidada como uma das principais instituições de ensino superior do Médio Piracicaba. Nesse período, a universidade formou 1.748 profissionais e contribuiu para o desenvolvimento regional por meio do ensino, da pesquisa, da extensão universitária e de diversas ações voltadas à comunidade.

Os dados foram apresentados pela diretora da unidade, a professora Júnia Soares Alexandrino, durante o podcast “Erivelton Braz Entrevista” com o editor do A Notícia. Ela destacou a trajetória da instituição, os avanços alcançados e os novos desafios da universidade.

Júnia relembrou que a primeira turma ingressou em 2006 e concluiu a graduação em 2010. Desde então, a unidade já diplomou profissionais nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Minas. Neste ano, a instituição celebra também a formatura da primeira turma de Engenharia Mecânica.

Segundo a diretora, os números refletem o compromisso da universidade com a democratização do acesso ao ensino superior público. “A Uemg tem contribuído significativamente para a formação de estudantes por meio de um ensino público, gratuito e de qualidade. Além da graduação, desenvolvemos projetos de pesquisa, extensão universitária e diversas iniciativas que aproximam a universidade da comunidade e fortalecem o desenvolvimento regional”, destacou.

Influência regional

João Monlevade lidera a cidade natal dos formados pela Uemg. Dos 1.748 profissionais graduados entre 2010 e 2025, 506 são naturais do município, representando 29% do total. A influência da universidade, no entanto, vai muito além da cidade-sede. Somando os graduados oriundos dos municípios do Médio Piracicaba, mais da metade dos formandos é proveniente da região.

Itabira aparece como o segundo município da região com maior número de egressos, com 138 formados (8%), seguido por Santa Bárbara, com 75 (4%); São Domingos do Prata, com 67 (4%); Rio Piracicaba, com 48 (3%); Nova Era, com 43 (2%); Alvinópolis, com 37 (2%); Barão de Cocais, com 36 (2%); e Ponte Nova, com 25 (2%).

O levantamento também evidencia a capacidade de atração da unidade para estudantes de outras regiões do estado. Belo Horizonte ocupa a segunda posição geral entre os municípios de origem dos graduados, com 148 concluintes, correspondendo a 9% do total. O dado chama atenção pelo fato de a capital concentrar algumas das principais universidades do país.

Outro destaque é Ipatinga, principal cidade do Vale do Aço, que registra 64 graduados, ou 4% do total. Além disso, outros 561 profissionais vieram de dezenas de municípios mineiros e brasileiros, representando 32% dos concluintes da

Novo curso de Direito

O ano de 2026 também ficará marcado por uma conquista histórica para a Uemg João Monlevade. Em junho, o Conselho Universitário (Conun) aprovou a criação do curso de Bacharelado em Direito, que deverá iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2027. Júnia falou do empenho dela e da vice-diretora a professora Nilza Maria de Carvalho.
A graduação oferecerá 40 vagas no período noturno e será o primeiro curso da área de Ciências Humanas implantado na unidade, tradicionalmente reconhecida pelos cursos de Engenharia.

De acordo com Júnia Alexandrino, a aprovação representa um novo capítulo para a universidade e para toda a região. “A aprovação do curso de Direito simboliza o crescimento da nossa unidade com mais inclusão e diversidade, ampliando as oportunidades para os estudantes e fortalecendo a missão da Uemg de promover ensino superior público, gratuito e de qualidade”, afirmou.

A diretora ressalta que a expansão da oferta acadêmica atende a uma demanda histórica da comunidade regional e reforça o papel da universidade na interiorização do ensino superior em Minas Gerais. Confira entrevista completa no Youtube do A Notícia através do QR Code.