Como em todos os anos, o desfile do Dia da Independência atraiu uma multidão à avenida Getúlio Vargas, em João Monlevade. O público encheu as calçadas para assistir às performances dos militares, grupos culturais, escolas, associações e bandas. A repercussão não ficou apenas entre os espectadores presenciais, mas também transbordou para as redes sociais do Jornal A Notícia, que filmou e publicou trechos de todas as apresentações em seu perfil no Instagram.
Todas elas conquistaram dezenas de milhares de visualizações e muitos elogios, refletindo o prestígio desses grupos perante a sociedade. Mas nenhuma delas obteve tanto alcance quanto o desfile da fanfarra da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip). Até a manhã de ontem (19), a exibição da banda marcial já havia alcançado mais de 1,3 milhão de visualizações na rede social do A Notícia.


Esse é o maior recorde de visualizações nessa rede social do jornal, e foi acompanhado por centenas de comentários elogiosos. “Parabéns a todos! Muito boa a banda! Cadência 10”, escreveu uma internauta. Outra publicou: “Nossa! A fanfarra mais linda que eu já vi até agora”. Um terceiro recordou os tempos em que desfilava: “Lindo de se ver…. saudade meu tempo de banda…um tarol bem batido…” O vídeo extrapolou as fronteiras do Médio Piracicaba, com usuários de diferentes partes do Brasil: “Amei. Só que é em qual estado? Em qual município?” Vieram boas expressões até em língua espanhola: “¡Felicitaciones!”
O número surpreendeu o próprio regente da fanfarra, Talles Magalhães. Ele destaca a perseverança dos alunos e da casa de estudos para obter o sucesso: “Acredito que seja o reflexo de um trabalho focado de toda equipe, desde o apoio fundamental da diretoria da escola, passando pela minha persistência e, por fim, a dedicação dos alunos. Quando vi nosso desfile ultrapassando mais de um milhão de visualizações na página do jornal foi uma grande surpresa, nunca imaginei que entre tantas fanfarras, uma simples fanfarra escolar teria uma visibilidade desse nível”.
Essa não é a primeira conquista da fanfarra da Emip. Em 2024, a banda marcial consagrou-se tricampeã mineira de Bandas e Fanfarras, no torneio disputado em Botelhos. Os monlevadenses venceram na categoria Fanfarra Tradicional Cívico Sênior, com aproveitamento de 93%, além de obter o primeiro lugar no quesito pelotão cívico, que avalia os porta-bandeiras, com nota de 83%. À frente do desfile do Dia da Independência, os troféus conquistados passaram no pelotão à frente dos músicos.
O desfile de 2024 também comemorou os 50 anos da instituição de ensino do bairro Loanda, que hoje atende a estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Já a fanfarra é quatro anos mais jovem, completando 46 anos de existência.

Desfile

Além da fanfarra da Emip, desfilaram com música também as bandas marciais da Escola Estadual Alberto Pereira Lima, do Centro Educacional de João Monlevade e das escolas municipais Cônego José Higino de Freitas, Professora Cicinha Moura Simon e Monteiro Lobato (com Tambores do Morro Mirim). Também executaram números musicais as corporações musicais Guarany e João Monlevade, os Tambores do Morro, a Guarda de Marujos de Nossa Senhora do Rosário, a Associação Cultural do Congado Nossa Senhora Santana do bairro Laranjeiras e a Folia da Vaca Mineira.