Um trio formado por um monlevadense, um baiano e um italiano sobe ao palco do C.I.Q – Centro Internazionale di Quartiere, em Milão, nesta sexta-feira (24),  às 21h (16h no horário de Brasília). Trata-se, respectivamente, do cantor Toni Júlio, do percussionista Kal dos Santos e do violonista Davide Perduca.

Os três fazem o show “Migrazioni” (migrações, em português). O espetáculo musical tem canções de outro artista de João Monlevade, o letrista Wir Caetano, e seu parceiro baiano Zecrinha, além de composições de Toni e Kal. O repertório traz também trabalho da cantora e harpista Priscila Gama, convidada, e de grandes nomes do cancioneiro do Brasil.

Projeto

A apresentação é parte do projeto “Migrações/Migrazioni”, criado por Toni Júlio, residente na Itália há mais de trinta anos, e Wir Caetano e, além de shows com músicas autorais, prevê produção de um álbum. O conceito central é de fluxos migratórios (com múltiplas conotações).

O C.I.Q, onde acontece o show, é um espaço multicultural que investe em gastronomia e artes de imigrantes de várias partes do mundo. Esse centro é dirigido pelo senegalês Modou Gueye.

Conforme Wir Caetano, este é o primeiro show do projeto musical “Migrações/Migrazioni”, coordenado por ele e Toni Júlio. A proposta é divulgar música autoral na Itália e outros destinos, misturando matrizes africanas e brasileiras. Além de show, está nos planos gravação de um álbum. “Outros músicos estão sendo convidados para participar dos trabalhos”, informa.

O projeto nasceu depois do sucesso do show “Migrações”, realizado em agosto de 2023 no Real Esporte Clube, em Monlevade. Na ocasião, Toni se apresentou ao lado de Lauzin Santos (violão), Marcelo Pereira (flauta e sax) e Dan Soares (percussão e cavaquinho). As cantoras Márcia Fonseca e Norma de Jesus tiveram participações especiais. O repertório foi a base do que vem sendo trabalhado este ano. O projeto tem um blog em versão italiana: https://migrazioniit.substack.com.