O fotógrafo monlevadense João Freitas conquistou o título de Fotógrafo do Ano Mundial em Casamento pela Lente de Ouro 2024, uma das mais importantes premiações internacionais na fotografia de casamento. Conforme anunciado, a premiação foi concedida pela associação internacional Inspiration Photographers, que reúne fotógrafos e videomakers de casamento e família.

Reprodução – Fala das Imagens

A premiação celebra o trabalho de João e da empresa Fala das Imagens, fundada por ele, como um dos mais impactantes e técnicos do ano. Hoje, ele figura  entre os fotógrafos mais premiados da associação. Segundo Freitas, o Lente de Ouro é um dos eventos mais disputados do setor pois celebra profissionais que se destacam por sua inovação, qualidade técnica e sensibilidade artística.

Reprodução – Fala das Imagens
Reprodução – Fala das Imagens

 

Além de suas conquistas individuais, João Freitas também é mentor de fotógrafos em diversas áreas. Em 2024, ele também teve quatro de suas alunas entre os premiados na Lente de Ouro: Babi Fidelis e Claudine Heine, ambas premiadas como fotógrafas de família, Sabrina Schuch, reconhecida como fotógrafa de casamento, e Carol Zeni, fotógrafa brasileira que vive na França, premiada na categoria de retrato. “A fotografia é uma arte que se fortalece quando compartilhada. Ver o talento de minhas alunas sendo reconhecido em nível internacional é uma alegria imensa e uma prova de que a fotografia brasileira tem muito a oferecer ao mundo,” completa.

Reprodução – Fala das Imagens

Para ele, essas conquistas destacam a influência e o compromisso profissional em desenvolver talentos e expandir a fotografia de alto nível. “Ganhar a Lente de Ouro como Fotógrafo do Ano é a realização de um sonho. Cada casamento é uma história única, e minha missão sempre foi documentar esses momentos com toda a emoção e autenticidade que eles merecem. Esse prêmio também é um reconhecimento das histórias de todos os casais e famílias que confiam em meu trabalho,” afirma João Freitas. Ele também destaca e agradece aos amigos, familiares e, especialmente, à esposa e sócia, a também fotógrafa, Mayara de Paula.

Reprodução – Fala das Imagens