ArcelorMittal instalou equipamentos que vão permitir o acompanhamento da qualidade do ar do município com dados reportados em tempo real ao órgão ambiental estadual
João Monlevade ganhou dois novos e importantes instrumentos de acompanhamento da qualidade do ar. Na última semana, a ArcelorMittal concluiu a instalação de duas Estações Automáticas de Monitoramento da Qualidade do Ar, nos bairros Vila Tanque e Centro Industrial, em locais definidos pelo Núcleo de Qualidade do Ar da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).
Conforme a empresa, o investimento foi de cerca de R$ 3 milhões para a instalação. “Os equipamentos transmitirão dados automaticamente para o órgão ambiental estadual. As informações permitirão o acompanhamento da qualidade do ar do município em tempo real”, informa a ArcelorMittal.
Meio ambiente
Segundo a ArcelorMittal, a instalação das Estações Automáticas integra uma série de ações previstas em compromisso assumido junto ao Ministério Público e ao órgão ambiental, com o objetivo de mitigar a questão de emissões na região. “A empresa está em Monlevade há quase 90 anos e ao longo de todo esse tempo sempre se pautou pela busca da melhoria contínua em todos os seus processos, tanto nos aspectos operacionais quanto socioambientais. A maior parte das ações definidas pelo Poder Público foram concluídas mesmo antes da assinatura dos compromissos firmados e as outras já estão em andamento e deverão ser concluídas antes do prazo”, destaca Fabiano Cristeli, diretor da unidade de João Monlevade da ArcelorMittal.
Além da instalação das estações, a ArcelorMittal informa que outras ações já implementadas foram a instalação de canhões de névoa e aspersores de água no pátio de coprodutos, reforço na umectação das áreas operacionais do pátio e plantio de cortina arbórea.