O Centro Educacional Pedacinho do Céu abriu, na manhã dessa quarta-feira (24), a exposição “João Monlevade em cordel: 60 anos de história”, em homenagem ao aniversário da cidade. A exposição é feita no hall da Prefeitura e estará aberta à visitação até o próximo dia 2 de maio.

Segundo a diretora Léia Espíndola, o desafio de fazer uma exposição sobre os 60 anos foi dado à escola pelo prefeito Laércio Ribeiro, ainda no ano passado, quando o Pedacinho do Céu apresentou uma outra exposição sobre a cidade. “Sendo assim o projeto começou a se desenvolver em fevereiro, quando o gênero textual cordel foi introduzido nas turmas do 5°ano”, explica Léia.

A diretora conta que as professoras perceberam o encantamento dos alunos, tanto na criação como na leitura, e decidiram em conjunto contar a história de João Monlevade em cordel. Sendo assim, as famílias, juntamente com os alunos, criaram cordéis com pontos principais da cidade.

“Desde os desenhos até a escrita, tudo passou pelo formato do gênero textual do cordel. Toda a criação em 3D foi realizada pelos alunos juntamente com os professores”, relata a diretora da escola.

Após a exposição na Prefeitura, o trabalho vai fazer parte da Feira Cultural do Pedacinho do Céu e, posteriormente, será exposto em um dia de domingo no Floresta Clube.

O trabalho foi realizado pelas professoras Renir Ferreira, Lidiane Silva, Gilmeire Silva e Jaqueline Vieira, com o apoio da coordenação pedagógica composta por Silvany Amaral, Mariana Romanhol e Léia Espíndola.