O projeto Diversão em Cena, da Fundação ArcelorMittal, realiza nesta sexta-feira (19) o espetáculo infantil “Gibi”, do grupo Lamira Artes Cênicas. O evento acontece às 15h30 no Espaço de Lazer Bella Vila, no centro da cidade, é gratuito e conta com audiodescrição. Um dia antes, a Escola Estadual Padre Oswaldo de Podestá recebe às 15h30 uma oficina gratuita e acessível para deficientes auditivos e visuais, com audiodescrição e tradução para a linguagem de sinais.
A peça traz uma mistura do universo do palhaço, somado ao mundo das histórias em quadrinhos. Quatro palhaços adormecidos que vão descobrindo, nas HQs, a magia e o mote para suas diversões. O espetáculo tem concepção de Carolina Galgane e direção artística, coreografia e cenário de João Vicente.
A encenação
Conforme os organizadores, “’Gibi’ é uma produção para todas as idades: enquanto as crianças se divertem com a magia do teatro e a originalidade do espetáculo, os pais também são conquistados pelas músicas e piadas apresentadas que remetem ao universo peculiar do adulto. Tudo isso sem nenhum diálogo: apenas onomatopéias e muita expressão corporal são usadas no palco. Os artistas contam a história por meio da mímica e da expressão corporal.
O espetáculo faz com que as pessoas na platéia se sintam parte do que acontece em cena. As crianças acreditam de verdade no que é apresentado por ser a materialização de sua imaginação, de seus sonhos. A partir disso, faz-se também o incentivo à leitura, por meio dos gibis. Um encantamento puro e inocente que remete à infância tanto para aqueles que ainda têm o prazer de vivê-la, quanto para os que já saíram dela”.