A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou na última quinta-feira (16) uma passeata alusiva à campanha Maio Laranja e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A passeata contou com o Cras, o Creas, a Apae e alunos de escolas municipais, com mensagens de alerta.
Maio é o mês dedicado a ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Neste mês realizam-se diversas atividades sobre o tema em todas as escolas municipais, acompanhadas pela equipe do Creas. Isso acontece de forma lúdica e em linguagem apropriada a cada faixa etária das crianças e adolescentes.
A campanha Maio Laranja começou através da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022. Durante o mês, em todo o território nacional, ocorrem atividades efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa quer conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infanto-juvenil brasileira.
A data
18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em homenagem à menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo. No dia 18 de maio de 1973, então prestes a completar 9 anos, ela aguardava o ônibus para voltar da escola para casa, na Serra (ES). No entanto, ela foi seduzida, seviciada, drogada, abusada, assassinada e abandonada dois dias depois. Dois rapazes e o pai de um deles, todos da alta sociedade capixaba, chegaram a ser condenados. No entanto, eles conseguiram anular a sentença, e o crime ficou impune.