“Deputado Mário Heringer: Ela só não será candidata se não quiser”.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançou nessa quinta-feira (16) a pré-candidatura de Conceição Winter a prefeita de João Monlevade. O evento ocorreu no bairro Rosário, e contou com a presença de representantes regionais e militantes da legenda, que podem compor a lista de candidatos à Câmara Municipal. Eles manifestaram apoio ao intento de candidatura, e exaltaram a trajetória da ex-vice-prefeita.

Em seu discurso, Conceição lembrou episódios de sua vida pessoal, familiar e pública, ressaltando o desejo de servir à coletividade: “Estou feliz por estar junto ao povo”. Ela agradeceu o suporte do PDT, lembrando o ex-vice-prefeito Railton Franklin, e reforçou o intento de administrar para a comunidade. Conceição finalizou reafirmando enfaticamente o seu intento de governar o município: “Eu sou pré-candidata a prefeita de João Monlevade”.

Deputado Mário Heringer: “Só se não quiser”…

Além da própria pré-candidata, a grande estrela foi o deputado federal Mário Heringer, presidente estadual do PDT. Ele afirmou que o intuito do partido é lançar Conceição Winter como candidata a prefeita: “Ela somente não será candidata se não quiser”.

Quando questionado se ela poderia lançar-se a outro cargo, ele respondeu: “Ninguém é candidato a vice. Quem é candidato a vice é porque seguirá a trilha de outra pessoa”. Heringer assinalou uma normativa nacional do partido, que não proíbe seus candidatos de receberem apoio do Partido Liberal (PL), mas proíbe-os de apoiá-lo.

Outra a comparecer foi a vice-presidente nacional do partido, Sírley Soalheiro. Ela agradeceu à militância, elogiou Conceição e pediu apoio à sua pretensa candidatura. Ela ainda mencionou lideranças em cidades da região, como São Domingos do Prata, Bela Vista de Minas e Rio Piracicaba.

Trajetória

Hoje com 74 anos, Conceição Winter foi vice-prefeita de João Monlevade entre 2001 e 2008, sendo secretária de Trabalho Social na maior parte desse período. Ela candidatou-se a prefeita nas eleições de 2008, 2012 e 2016, e a vice-prefeita nas eleições de 2020, sempre sem sucesso. Ela é casada com o médico Antônio Roberto Lopes de Carvalho, prefeito de São Domingos do Prata por três mandatos e ex-deputado estadual.