Na tarde desta segunda-feira (2), a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo e a Polícia Militar do Meio Ambiente realizaram, no Centro Cultural, a solenidade de entrega de certificados aos alunos participantes do Programa de Educação Ambiental (Progea) no segundo semestre deste ano.
Conforme a administração municipal, participaram do projeto, 107 alunos das escolas municipais de Pacas, Manoel Gonçalves Moreira e de Tempo Integral Ioleide Aparecida Pessoa Araújo.
A solenidade de entrega de certificados contou com a presença de alunos, professores, autoridades municipais e representantes da Polícia Militar. O evento também contou com apresentação cultural dos alunos e entrega de medalhas.
O Programa
O Progea tem como objetivo estimular alunos do 4º e do 5º ano do ensino fundamental a serem competentes e hábeis à adoção de comportamentos socioambientais. O objetivo é contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos.
Além disso, a iniciativa busca ensinar os estudantes a desenvolverem hábitos que contribuam para a preservação do meio ambiente, visando promover a restauração dos recursos naturais.
Ainda conforme a Polícia, a educação ambiental é um processo que visa a desenvolver a consciência crítica dos estudantes sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente. O objetivo é que os alunos se posicione sobre questões que afetam a sociedade a longo prazo, e que entendam e apreciem a inter-relação entre os seres humanos, a cultura e o meio ambiente.
Para isso, a educação ambiental pode:
- Reconhecer valores
- Clarificar conceitos
- Modificar atitudes
- Construir conhecimentos, habilidades, competências e valores sociais
- Promover a construção de uma visão crítica
- Reforçar a necessidade de problematizar e agir em relação aos problemas socioambientais
Na sala de aula, diz a Polícia de Minas Gerais, as atividades lúdicas podem ser uma forma de ensinar sobre o meio ambiente, como exposições, maquetes, jogos, dramatizações, oficinas experimentais, entre outras