A Prefeitura de Nova União apresentou nesta segunda-feira (25) o primeiro cemitério vertical biosseguro da região metropolitana de Belo Horizonte. A obra é inédita nos 34 municípios daa grande BH e foi realizada em duas fases.
A obra do cemitério vertical biosseguro , conforme o prefeito Ailton Guimarães (Avante) vem para enfrentar desafios comuns de muitos municípios brasileiros. “O novo cemitério resolve a questão da falta de espaço nos cemitérios públicos, frequente em muitas cidades do Brasil, e se compromete com preocupações ambientais significativas, seguindo as mais recentes regulamentações ambientais”, afirma o prefeito.
Obra moderna
O novo cemitério é moderno o segue padrões técnicos e ambientais. O local conta com um sistema que não contamina o ar, solo ou lençol freático e reduz o nível de enxofre lançado na atmosfera, conforme a empresa responsável pelo empreendimento, a Evolution. O chefe do executivo completa que a unidade possui meios para reduzir a emissão de efluentes e gases poluidores.
Além disso, oferece um espaço próprio e humanizado para os sepultamentos na cidade. O novo espaço tem paisagismo e foi projetado para receber da melhor maneira, os entes queridos dos que serão sepultados ali.
Segundo o prefeito Ailton, trata-se de um marco importante para a cidade. “É uma prova do progresso que podemos alcançar quando trabalhamos juntos em prol do bem-estar de nossos cidadãos. E é com grande orgulho que apresentamos este cemitério, que não apenas atende às necessidades práticas de nossa comunidade, mas também reflete nosso compromisso com a qualidade e a sensibilidade com as pessoas em momentos dolorosos”, reforça o prefeito.
Presenças
Diversas autoridades da cidade e região estiveram presentes neste evento. Entre esses, o prefeito de Taquaraçu de Minas, Marcílio Bezerra da Cruz (PSD), autoridades, representantes sociais e secretários da Prefeitura. O presidente da Câmara Municipal de Nova União, José Geraldo da Silva “Dinho do Baú” (Avante) e os vereadores Adriano Pereira de Melo “do Táxi” (PV), Nei Nogueira (Cidadania), Nilza Silveria de Carvalho Meireles “do Sindicato” (Avante), Sidney Engrácio da Silva Santos “Sissi” (Avante) e José Jesus de Oliveira “Zezé de Dora” (Avante) também estiveram presentes.