Uma notícia estremeceu Barão de Cocais na tarde desta segunda-feira (27). A Gerdau anunciou a suspensão das atividades de sua usina siderúrgica na cidade. Conforme informações oriundas do Sindicato dos Metalúrgicos de Barão de Cocais, 487 trabalhadores foram despedidos. A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade está em reunião no fim desta tarde para providências.
Conforme apurado, o impacto na cidade pode atingir cerca de 1000 trabalhadores se somados aos trabalhadores de terceirizadas. A notícia confirma rumores vindos desde meados do ano passado, de que a Gerdau encolheria suas operações no Brasil e demitiria empregados.
O problema estaria na competitividade da usina, nos custos de produção e das matérias-primas. Em nota, a companhia afirmou que procura conduzir de forma “humanizada” a dispensa dos funcionários.
Leia nota da Gerdau divulgada para a imprensa:
A Gerdau confirma que na data de hoje, 27 de maio, está implementando a hibernação da unidade de Barão de Cocais que resultará na paralisação da operação na usina. A decisão é resultado de uma profunda análise da competitividade da planta, face às condições do mercado de aço no Brasil. Os custos elevados de matérias-primas e a insuficiência da produção de minério de ferro próprio, em Minas Gerais, somados à uma estrutura com menor nível de atualização tecnológica da usina, estão afetando diretamente a competitividade da unidade frente ao cenário desafiador do setor. A medida está em linha com o planejamento estratégico da companhia de otimização dos seus ativos.
A Gerdau reforça o seu compromisso com os colaboradores e colaboradoras e a sociedade e com a manutenção de um diálogo aberto e transparente com todas as partes interessadas. A Gerdau ressalta ainda que o atendimento aos clientes se manterá inalterado.