Um dos eventos mais tradicionais de Minas Gerais, o Festival de Inverno de Itabira, completa 50 anos de realização ininterrupta e apresenta uma vasta agenda com shows, teatro, cinema, oficinas, dança, literatura, exposições, debates e muito mais. As atrações estarão espalhadas pela terra de Drummond, fazendo da cidade um amplo espaço de cultura entre os dias 4 e 21 de julho.

Durante os dias de Festival, grandes nomes da música brasileira se apresentam. Entre os principais shows, estão Ana Cañas, no dia 4 de julho, na Concha Acústica; Maria Rita, na Praça do Areão, no dia 5 de julho;  no dia 6, Los Sebozos Postizos, na Concha Acústica; no dia 7, domingo, tem Os Paralamas do Sucesso, na  Praça do Areão.

Os shows continuam na semana seguinte com Marcus Viana, na Concha Acústica, no dia 11; Maneva, na Praça do Areão, no dia 12; Samuel Rosa, no dia 13, na Praça do Areão e no domingo, dia 14, tem Jorge Aragão, também na Praça do Areão. A última semana do Festival de Inverno de Itabira tem  Detonautas, no dia 18; Rastapé, no dia 19, Frejat, no sábado, dia 20 e encerrando a festa, Seu Jorge, no domingo, dia 21 de julho. Todos esses shows serão na Praça do Areão.

Realização

O Festival de Inverno é promovido pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e Prefeitura de Itabira. Nesta edição, o evento terá como tema (IN)Confidências Itabiranas, numa analogia ao poema de Drummond que apresenta a sua alma itabirana.

Dessa forma, o prefeito Marco Antônio Lage (PSD) destaca o evento. “Chegar aos 50 anos é uma dádiva e uma demonstração de força. Ano após ano, o Festival de Inverno de Itabira se consolidou como um dos eventos mais importantes do estado e o que preparamos para esta data tão bonita é realmente uma celebração de toda essa trajetória. Estamos entregando uma programação vasta, plural e muito forte aos itabiranos e a todos os turistas que estarão na nossa cidade. Porque, além de cultura, também estamos falando de economia criativa e circulação de dinheiro”, comenta o prefeito.

De acordo com o o superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Marcos Alcântara, o evento se tornou icônico ao longo dos seus 50 anos. “Ele tem como objetivo demonstrar a importância dos festivais e das personalidades que fizeram história na cidade. O festival é relevante, ainda, por proporcionar o desenvolvimento cultural e social da região”, afirma

Tema do Festival – (IN)Confidências Itabiranas

Conforme a organização, o Festival de Inverno de Itabira comemora seu 50º aniversário tendo como tema o poema “Confidência do Itabirano”, de Carlos Drummond de Andrade. A ideia é explorar a relação entre a cidade de Itabira e as confidências do escritor e poeta itabirano, revelando aspectos profundos da identidade e das memórias locais. A iniciativa ainda propõe uma reflexão sobre as transformações da cidade ao longo dos anos e a relação com a obra de Drummond, além de valorizar as riquezas culturais do município.

Por meio de exposições, apresentações artísticas e debates, o evento promove uma maior compreensão da identidade itabirana e valorização das riquezas culturais presentes na região. De acordo com os organizadores, com muitas atrações musicais, dança, teatro, literatura, dentre outros, o festival promove a diversidade cultural e proporciona momentos únicos aos espectadores.

Homenagem

O homenageado da 50ª edição do Festival de Inverno será o psicólogo, jornalista e escritor itabirano, Lúcio Sampaio. Ele também foi o primeiro editor do icônico jornal “O Cometa Itabirano”. Aos 69 anos, Lúcio foi vítima de um infarto, deixando um legado marcado por grandes contribuições, inclusive na luta pelo fim da ditadura militar.

Lúcio, frequentemente, trocava correspondências com Carlos Drummond de Andrade, com quem tinha contato íntimo e carinhoso. Cartas que estarão na exposição “Carta aos amigos”, com curadoria de Marconi Drummond. A mostra busca homenagear o escritor e apresentar ao público a relevância de sua atuação, diversa e expressiva, para a comunidade itabirana.

A exposição será aberta na sexta-feira, 12 de julho, na galeria da FCCDA e segue até o dia 9 de agosto. A visitação ocorrerá de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. A agenda completa pode ser conferida no link: www.fccda.com.br/guiafestival2024