Faleceu nesta segunda-feira (18) Armando Verdolin Brandão, ex-prefeito de Barão de Cocais. Conforme comunicado, ele estava internado no Hospital Horizontes, em Belo Horizonte, desde o dia 13 deste mês após sentir fortes dores abdominais.

A morte ocorreu às 6h da manhã de hoje. Armando Verdolin tinha 74 anos e acumulou uma longa carreira política no município. Ele ficou muito conhecido por sua atuação no ramo farmacêutico. O velório será realizado nesta terça-feira (19), das 7 às 13 horas, na Câmara Municipal.

Verdolin nasceu a 19 de maio de 1949, em Barão de Cocais. No ano de 1993, entrou para a política. Ele foi vice-prefeito entre 1993 e 1996 e entre 2005 e 2012, durante os dois governos de Geraldo Abade das Dores (PTB). Em 2012, foi eleito prefeito até 2016, mas não conseguiu a reeleição.

Esposo, pai e avô, ele sempre demonstrou seu amor à terra natal. Armando Verdolin Brandão deixa a esposa, três filhos e netos em luto com sua partida.

Pesar

Nas redes sociais, o atual prefeito, Décio Geraldo dos Santos (PSB)  emitiu notas de pesar, enaltecendo a trajetória e manifestando solidariedade à família enlutada. A administração municipal também decretou luto oficial durante três dias. “Armando foi uma figura marcante na política local e, mesmo com nossas diferenças políticas, sempre reconheci sua contribuição para nossa cidade. Como prefeito e empresário, deixou sua marca em Barão de Cocais. Meus sentimentos à família e amigos neste momento difícil. Em sua homenagem, decreto luto de três dias no município”, publicou Décio Santos.

O secretário de Governo, Leonei Pires, lamentou a morte do empresário e político. Conforme ele, “uma pessoa que contribuiu para o desenvolvimento da cidade de forma exponencial, como cidadão, empresário e político. Deixo aqui minhas condolências aos familiares e amigos neste momento de dor”, disse.

A Câmara Municipal de Barão de Cocais também lamentou o falecimento do ex-prefeito. “A Câmara Municipal e os vereadores da Legislatura 2021-2024 expressam os pêsames e desejam que os amigos e familiares encontrem consolo neste momento de dor”.