Está em investigação mais um óbito de pessoa possivelmente contaminada com a dengue no Médio Piracicaba. A vítima, dessa vez, é um idoso de 73 anos, morador de São Domingos do Prata, que faleceu no último sábado (16). Ele estava internado no Hospital Margarida desde o dia 14 de março. Amostras foram colhidas e enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que comprovará ou descartará a dengue.

Outros casos

Segundo o boletim do Hospital Margarida, com dados das 12 horas desta segunda-feira (18), o Centro de Terapia Intensiva (CTI) abriga três pacientes de João Monlevade, enquanto a enfermaria interna um morador de Nova Era, outro de Bela Vista de Minas e 14 de João Monlevade.

Os monlevadenses internados residem nos bairros Alvorada, Serra, Belmonte, Cruzeiro Celeste, Nossa Senhora da Conceição, Rosário, Vale do Sol, São José, Promorar, Teresópolis, Ernestina Graciana, Palmares, Vera Cruz e Belmonte. Entre a sexta-feira (15) e o domingo (17), foram realizados 119 atendimentos em urgência no Hospital Margarida.

A dengue

A dengue é uma doença é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz em água parada. Por isso, a prevenção é o melhor remédio.  A doença pode variar desde casos assintomáticos até quadros graves, inclusive óbitos. 

Pode ser diagnosticada com base nas manifestações clínicas, mas exames laboratoriais podem ser realizados para apoiar o diagnóstico. Para se prevenir da dengue, é importante combater os focos de acúmulo de água, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente. Em caso de sintomas, é importante procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria. 
Os principais sintomas da dengue são:
  • Febre alta (> 38°C)
  • Dor no corpo e articulações
  • Dor atrás dos olhos
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo

Em caso de qualquer um dos sintomas, um médico deve ser procurado no sistema de saúde.