O mês de maio é dedicado a ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a conhecida campanha “Maio Laranja” e a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social realizou durante esta semana uma série de teatros sobre o tema em todas as escolas municipais.
As intervenções artísticas da contadora de histórias Ana Bacana foram acompanhadas pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Creas). Elas trataram desse tema importante e sério de forma lúdica e em linguagem apropriada a cada faixa etária das crianças e adolescentes.
A primeira a receber a intervenção foi a Escola de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos que nesta manhã reuniu mais de 350 alunos no teatro da escola. As crianças interagiram em cada momento da peça e receberam informações importantes de como identificar um abusador, inclusive nas redes sociais virtuais.
A campanha
A campanha Maio Laranja foi instituída por meio da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022. A norma estabelece que durante o mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, sejam realizadas atividades efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Um dos objetivos da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infanto-juvenil brasileira. A data foi escolhida em razão do seqüestro, tortura, indução ao tóxico, assassinato e desova do corpo da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, em 18 de maio de 1973 na Grande Vitória (ES).
Promotor aborda o tema
Como parte das abordagens a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveu na quarta-feira (8), a palestra: “Faça bonito e não se cale. Seja a voz de quem não pode se defender sozinho”. O promotor de Justiça da Comarca de Santa Bárbara, Lucas Bacelete Otto Quaresma, abordou o tema no Centro Cultural.