O ex-prefeito de Itabira João Izael Querino Coelho (PMN) foi condenado, em primeira instância, a devolver R$426.068,86 aos cofres públicos da cidade. A condenação é por possíveis irregularidades em um convênio com o Trail Clube Itabirano durante seu primeiro mandato, entre 2005 e 2007. Ele tem 15 dias para recorrer ou cumprir a medida, caso contrário, haverá multa de 10%.
A determinação é do juiz André Luiz Alves, que acatou o pedido do Ministério Público de Minas (MPMG). O órgão denunciou que o Trail Clube Itabirano teria celebrado diversos convênios irregulares com o município com danos às contas municipais. João Izael teria cometido crime de improbidade administrativa.
Ex-prefeito nega
Em nota divulgada nas redes sociais, o ex-prefeito negou as irregularidades. “Durante o período que estive à frente do município, foram celebrados convênios com o Trail Clube de Itabira, entidade sem fins lucrativos e totalmente íntegra. Nosso objetivo era levar entretenimento, lazer e diversão para a comunidade por meio do motociclismo desportivo”, afirmou.
Ainda no texto, João Izael diz estranhar que a sentença tenha sido emitida em ano eleitoral, quando ele é pré-candidato à Prefeitura de Itabira. “O que me causa estranheza não é o fato de ter um processo em que me coloco de cabeça erguida para cumprir uma sentença (….) mas de ter um processo divulgado às vésperas de um pleito eleitoral em que tentam manchar a minha imagem política a qualquer custo”, alega.