Em chapa única, prefeito Augusto, de Rio Piracicaba, deve presidir entidade nos próximos dois anos

Nesta sexta-feira (20), a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e os consórcios regionais elegem seus presidentes. Prefeitos eleitos e reeleitos em 2024 se reúnem para escolher as lideranças que conduzirão as instituições pelos próximos dois anos.

Para a Amepi, a eleição deve ocorrer em chapa única, tendo à frente, o prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Henrique; o prefeito de Dom Silvério, José Bráulio Aleixo como vice e o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, como secretário.

O Conselho Fiscal é formado pelos prefeitos de Itabira, Marco Antônio Lage; de João Monlevade, Laércio José Ribeiro e de Bela Vista de Minas, Samantha Aparecida de Ávila Costa Magalhães. Os suplentes são os prefeitos de Alvinópolis, Lindouro Modesto Gomes, de Santa Bárbara, Alcemir Moreira dos Santos e de Nova União, Waldir Caetano.

A Amepi completa 40 anos em 2025 e, desde a sua fundação, em 1985 desempenha um papel estratégico na articulação entre os municípios, promovendo ações conjuntas, fortalecendo a troca de experiências e viabilizando projetos regionais. Já os consórcios intermunicipais são responsáveis pela execução de serviços essenciais, como saúde, infraestrutura e meio ambiente, muitas vezes suprindo lacunas nas demandas do Médio Piracicaba.

Consórcios

Como de costume, o presidente do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi) deve ser o mesmo da Amepi. Já o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi) e o Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos, ainda não definiram os nomes das chapas, que devem ser formadas trinta minutos antes da eleição.