Equipe de profissionais do Serviço de Saúde Mental/Centro de Atenção Psicossocial (SESAMO/CAPS II) da Divisão de Saúde Mental da Prefeitura de João Monlevade representaram o município no VI Encontro Mineiro de Serviços Substitutivos em Saúde Mental. O evento, aconteceu na semana passada, na cidade de Guanhães.
Com a temática base “A Arte do Cuidado, A Coragem da Luta: Por uma RAPS das Gentes”, o Encontro foi organizado pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental e contou com a participação das servidoras Aruana Andrade de Magalhães, Maria Aparecida Silva e Renata Viana Gomide. O evento também teve a presença de profissionais da Saúde Mental da Regional de Saúde Itabira.
Na ocasião, as profissionais do SESAMO expuseram um trabalho sobre a Oficina das Letras, que é realizado no Serviço com o tema “Oficina das Letras; a estabilização através da leitura e da escrita”.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, o evento foi uma oportunidade de conhecer as experiências no cuidado em saúde mental de outros municípios e de assistir as apresentações de outros trabalhos, além de participar de palestras e debates com a presença de autoridades que são referências em saúde mental em âmbito estadual e nacional. “Outro ponto de destaque do Encontro foi a participação ativa dos usuários do serviço de saúde mental dos diversos municípios presentes, inclusive compondo as mesas de debates. Foi um momento rico de troca de experiências, onde foi possível refletir sobre os nossos avanços e desafios”, destacou Eliana.
Principais pontos
Segundo as participantes, os principais pontos de discussão do evento giraram em torno da política nacional sobre o álcool e outras drogas; os avanços e retrocessos na política nacional de saúde mental; a questão das pessoas em situação de rua e o cotidiano dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).