O Movimento Pró-Vidas na BR-381 divulgou nessa quinta-feira (28) um levantamento dos trechos mais perigosos na rodovia. O movimento, liderado por Clésio Gonçalves, identificou os pontos que exigem redobrada atenção do motorista na área entre Caeté e Timóteo. O levantamento foi realizado em parceria com o Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) e os Anjos do Asfalto, e outros grupos de socorro devem ser procurados.
Três dos pontos destacados são a junção do trecho duplicado com a pista simples próximo ao trevo de acesso a Caeté (quilômetro 428), o trecho ao lado da caixa d’água (quilômetro 429) e o próprio trevo (quilômetro 427). Seguindo no sentido Vitória, merece atenção o entroncamento com a estrada de acesso a Bom Jesus do Amparo (quilômetro 402).
A curva logo na chegada ao quebra-molas próximo ao novo trevo de São Gonçalo do Rio Abaixo (quilômetro 383) e a reta próxima à ponte sobre o rio Una (quilômetro 385) também são pontos sensíveis. As curvas antes e após a lanchonete Recanto da Cascata (quilômetro 366), ainda em São Gonçalo do Rio Abaixo; o “corte de pedras” (quilômetro 362); a curva próxima ao ferro-velho do bairro Tanquinho II, em João Monlevade (quilômetro 361), principalmente no sentido Belo Horizonte; e a curva em frente ao posto Lulu (quilômetro 358) são dignas de atenção.
Os trechos problemáticos prosseguem. Outros são a curva logo no entroncamento com a MG-123, que dá acesso a Rio Piracicaba (quilômetro 350); o radar do bairro das Lages, em Bela Vista de Minas (quilômetro 340); a área próxima ao restaurante Cantina da Serra, no bairro nova-erense do Aleixo (quilômetro 335); no viaduto de Nova Era (quilômetro 332); e no trecho do Siribi Colonial (quilômetro 321). Também demanda cuidados a faixa duplicada entre Nova Era e Antônio Dias.
O Pró-Vidas ainda recomenda a pintura de faixas e a melhoria na sinalização nos trechos do Montanha Lanches, da ponte Coronel e da Porteira Amarela, em São Gonçalo do Rio Abaixo; da “ponte Torta”, em João Monlevade; e do posto Gira-Sol e da “curva do Boi”, em Bela Vista de Minas.
Confira os trechos críticos
- Na junção do trecho duplicado com o trevo de Caeté;
- Em todo o trecho da duplicação (somente parte foi efetivamente duplicado) entre Nova Era e Antônio Dias;
- Outros trechos que merecem ter melhorias em especial a sinalização e pintura de faixas:
- Montanha lanches;
- Porteira amarela;
- Ponte torta;
- Cristo Redentor de Bela Vista;
- Posto Girassol;
- Ponte coronel;
- Curva do boi;
- Conversão em frente ao posto Lulu;
- Curva antes e depois da lanchonete Cascata;
- Quebra-molas chegando no novo trevo de São Gonçalo (BH/JMde) está havendo muita colisão traseira devido aos quebra-molas;
- Curva no ferro-velho sentido Belo Horizonte;
- Corte de pedras;
- Reta do Rio Una;
- Curva entroncamento de Rio Piracicaba;
- Radar das Lajes;
- Curva Siribi lanches;
- Em frente restaurante Cantina da Serra;
- Curva após viaduto de Nova Era.
- Caixa d’água – trevo Caeté
- Trevo de Bom Jesus do Amparo (Sentido Vitória)
- Trevo de Caeté
- 18. Curva antes do viaduto 600 metros nos dois sentidos