O Movimento Pró-Vidas na BR-381 divulgou nessa quinta-feira (28) um levantamento dos trechos mais perigosos na rodovia. O movimento, liderado por Clésio Gonçalves, identificou os pontos que exigem redobrada atenção do motorista na área entre Caeté e Timóteo. O levantamento foi realizado em parceria com o Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) e os Anjos do Asfalto, e outros grupos de socorro devem ser procurados.

 

Três dos pontos destacados são a junção do trecho duplicado com a pista simples próximo ao trevo de acesso a Caeté (quilômetro 428), o trecho ao lado da caixa d’água (quilômetro 429) e o próprio trevo (quilômetro 427). Seguindo no sentido Vitória, merece atenção o entroncamento com a estrada de acesso a Bom Jesus do Amparo (quilômetro 402).

 

A curva logo na chegada ao quebra-molas próximo ao novo trevo de São Gonçalo do Rio Abaixo (quilômetro 383) e a reta próxima à ponte sobre o rio Una (quilômetro 385) também são pontos sensíveis. As curvas antes e após a lanchonete Recanto da Cascata (quilômetro 366), ainda em São Gonçalo do Rio Abaixo; o “corte de pedras” (quilômetro 362); a curva próxima ao ferro-velho do bairro Tanquinho II, em João Monlevade (quilômetro 361), principalmente no sentido Belo Horizonte; e a curva em frente ao posto Lulu (quilômetro 358) são dignas de atenção.

 

Os trechos problemáticos prosseguem. Outros são a curva logo no entroncamento com a MG-123, que dá acesso a Rio Piracicaba (quilômetro 350); o radar do bairro das Lages, em Bela Vista de Minas (quilômetro 340); a área próxima ao restaurante Cantina da Serra, no bairro nova-erense do Aleixo (quilômetro 335); no viaduto de Nova Era (quilômetro 332); e no trecho do Siribi Colonial (quilômetro 321). Também demanda cuidados a faixa duplicada entre Nova Era e Antônio Dias.

 

O Pró-Vidas ainda recomenda a pintura de faixas e a melhoria na sinalização nos trechos do Montanha Lanches, da ponte Coronel e da Porteira Amarela, em São Gonçalo do Rio Abaixo; da “ponte Torta”, em João Monlevade; e do posto Gira-Sol e da “curva do Boi”, em Bela Vista de Minas.

 

Confira os trechos críticos

 

  1. Na junção do trecho duplicado com o trevo de Caeté;
  2. Em todo o trecho da duplicação (somente parte foi efetivamente duplicado) entre Nova Era e Antônio Dias;
  3. Outros trechos que merecem ter melhorias em especial a sinalização e pintura de faixas:
  • Montanha lanches;
  • Porteira amarela;
  • Ponte torta;
  • Cristo Redentor de Bela Vista;
  • Posto Girassol;
  • Ponte coronel;
  • Curva do boi;
  1. Conversão em frente ao posto Lulu;
  2. Curva antes e depois da lanchonete Cascata;
  3. Quebra-molas chegando no novo trevo de São Gonçalo (BH/JMde) está havendo muita colisão traseira devido aos quebra-molas;
  4. Curva no ferro-velho sentido Belo Horizonte;
  5. Corte de pedras;
  6. Reta do Rio Una;
  7. Curva entroncamento de Rio Piracicaba;
  8. Radar das Lajes;
  9. Curva Siribi lanches;
  10. Em frente restaurante Cantina da Serra;
  11. Curva após viaduto de Nova Era.
  12. Caixa d’água – trevo Caeté
  13. Trevo de Bom Jesus do Amparo (Sentido Vitória)
  14. Trevo de Caeté
  15. 18. Curva antes do viaduto 600 metros nos dois sentidos