O prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), recebeu nessa quarta-feira (12) em Brasília o prêmio Prefeito Amigo da Criança. A concessão foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, feita pela Fundação Abrinq. A instituição reconheceu 100 prefeitos dentro dos 1.325 municípios participantes, por suas iniciativas em prol da infância e adolescência.

O prêmio, criado em 1996, é uma iniciativa pioneira que mobiliza gestores municipais em todo o Brasil para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Desde sua criação, mais de 10 mil gestores se engajaram na iniciativa, resultando no reconhecimento de 698 prefeitos de 459 municípios.

Laércio esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Conselho Curador da Fundação Municipal Crê-Ser, Rosângela Guimarães Ribeiro, e da articuladora do programa em João Monlevade, Vlazimeire Carvalho. Durante a cerimônia, ele destacou a importância da premiação como um incentivo para continuar desenvolvendo políticas públicas voltadas para a proteção e bem-estar das crianças e adolescentes em João Monlevade: “Receber esse prêmio é um reconhecimento do nosso compromisso com o presente e as futuras gerações. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para garantir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à educação, saúde e um ambiente seguro para se desenvolverem plenamente. Esse prêmio é de toda a nossa equipe e da comunidade de João Monlevade, que se empenha diariamente em construir um futuro melhor para nossas crianças e jovens”.

Laércio ressaltou que a implantação do desjejum nas escolas Promorar e Monteiro Lobato, o Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil (Sesamo IJ), novos núcleos da Fundação Crê-Ser, a construção e conservação de parquinhos e áreas de lazer em toda a cidade, a distribuição do cartão Cesta Cidadã, o Auxílio Natalidade e a introdução de psicólogos, inauguração do Cemei Padre Henriques, atividades da Secretaria de Esporte, Serd, Orçamento Participativo Escolar (OPE), redução da mortalidade infantil e assistentes sociais nas escolas são parte de um conjunto de ações para cuidar dos pequenos.

A honraria

O prêmio “Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança” é concedido a cada quatro anos e reconhece os prefeitos que se destacam na implementação de políticas públicas que promovem o bem-estar e os direitos da infância e adolescência em seus municípios. Os critérios de avaliação incluem indicadores relativos à educação, saúde, proteção social, cultura e esporte. Laércio Ribeiro foi o primeiro prefeito de João Monlevade a aderir ao programa Prefeito Amigo da Criança, na primeira edição do prêmio em 1997, durante seu primeiro mandato.