As convenções realizadas para as eleições deste ano formalizaram uma união inusitada em Santa Bárbara. Na última segunda-feira (22), o Partido Liberal (PL) e o Partido dos Trabalhadores (PT) oficializaram o seu apoio à candidatura de Ezequiel Geraldo de Magela, o “Kelinho de Magela” (PRD), a prefeito da cidade. Isso significa que as duas agremiações que antagonizam a política nacional pedirão votos para o mesmo candidato em Santa Bárbara.
“Kelinho de Magela” já havia concorrido a prefeito nas eleições de 2020, mas não se elegeu. Em 2024, ele também conta com o apoio do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido da Renovação Democrático (PRD), ao qual é filiado.
O Partido Liberal (PL) abriga, desde 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o PT Partido dos Trabalhadores (PT) é a legenda de Luiz Inácio Lula da Silva. Em todo o país, a legenda da estrela faz parte da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), também composta pelo PCdoB) e pelo Partido Verde (PV). Porém, ainda no ano passado, o diretório nacional do PT permitiu as coligações com os liberais para as eleições de 2024, vetando apenas o apoio aos “comprometidos com o projeto ‘bolsonarista’”. O PL não tem federação.