A tão aguardada duplicação da BR-381 no trecho que corta o Médio Piracicaba deve ficar pronta até 2030. A informação está detalhada no Programa de Exploração da Rodovia (PER) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ao qual o A Notícia teve acesso.
Conforme o planejamento, os trechos entre Nova Era e São Gonçalo do Rio Abaixo, passando por Bela Vista de Minas e João Monlevade, serão duplicados e as obras devem ser entregues até os 4º, 5º e 6º ano da concessão. A concessionária Nova 381 assumiu a rodovia no último dia 6. Portanto, os trabalhos na região devem se estender entre os anos de 2028 e 2030. A expectativa é que as obras no Médio Piracicaba durem entre dois e três anos.
Ainda de acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER) elaborado pela ANTT, as obras em todo o trajeto devem ser concluídas nos oito primeiros anos de concessão. O início efetivo das duplicações na rodovia está previsto para 2027.
Duplicação no Médio Piracicaba
O primeiro impacto direto para a região acontecerá até 2028, com a conclusão da duplicação em Nova Era, estendendo-se até a entrada de Bela Vista de Minas. Já no ano seguinte, 2029, as obras avançarão de Bela Vista de Minas até São Gonçalo do Rio Abaixo, incluindo a construção de uma área de escape (semelhante à do Anel Rodoviário) no km 373,94, na comunidade de Chácara Velha, um ponto crítico de acidentes. No mesmo ano, a duplicação chegará próximo ao trevo de Barão de Cocais, ampliando a capacidade e a segurança da rodovia para os motoristas que trafegam pela região.
Duplicação da rodovia
A BR-381 tem extensão total de 303,4 km e segue de Belo Horizonte até o entroncamento com a BR-116 em Governador Valadares. O trecho abrange 13 cidades às margens da estrada e outras tantas que dependem indiretamente dela, resultando em um tráfego médio de 24,7 mil veículos ao dia. A expectativa é de que a concessão beneficie 3,7 milhões de pessoas que vivem na região e promova 83,5 mil empregos diretos e indiretos.
Com a concessão, serão realizadas 51 mudanças no traçado da BR-381, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia. O projeto de readequação da BR prevê, ainda, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Também serão instalados pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO), áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.
Impacto na região
A duplicação da BR-381 é uma demanda antiga da população do Médio Piracicaba, que sofre com as péssimas condições da estrada e os frequentes acidentes. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que entre 2018 e 2023 foram registrados 3.960 sinistros no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, resultando em 420 mortes.
Além da melhoria na segurança viária, a duplicação também deve impulsionar o desenvolvimento econômico da região, facilitando o escoamento da produção industrial e agrícola dos municípios, além de fomentar o turismo local.
A expectativa é que, ao longo dos próximos anos, a BR-381 finalmente deixe de ser um dos trechos mais perigosos do estado e se torne um corredor de desenvolvimento para as cidades do Médio Piracicaba.
Obras complementares
A concessionária Nova 381 deu início a uma série de intervenções na BR-381, abrangendo diversos trechos da rodovia, que já recebe as primeiras melhorias dentro do Plano de 100 Dias. Os trabalhos são de recuperação asfáltica, manutenção da sinalização, limpeza das drenagens e faixas de domínio, além de roçada da vegetação ao longo de todo o trecho. Essas obras antecipam a operação total da rodovia pela Concessionária, prevista para agosto próximo.
Conforme a concessionária, o usuário perceberá de imediato as mudanças, que contribuirão muito com a segurança e a fluidez do tráfego. “Essas obras impactarão diretamente no fluxo do trânsito, o que vai exigir compreensão e paciência do motorista”, informa a Nova 381. As intervenções ocorrem diariamente das 7h às 17h.
DNIT assume
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) será responsável pela execução de melhorias no trecho entre Caeté e Belo Horizonte até 2028, quando a Nova 381 assumirá a gestão desse segmento. Ao todo, serão investidos mais de R$900 milhões, em mais de 31 quilômetros naquele trecho da rodovia. Serão executados no lote 8A serviços de restauração, duplicação e melhoramentos, do km 422,4 ao km 440,4. No lote 8B serão executados os mesmos serviços, mas do km 440,4 ao km 453,8.
Essa medida aconteceu em 2024, após determinação do presidente Lula (PT), de que o Governo Federal mudasse o edital de concessão da BR-381, passando a ser de Caeté a Governador Valadares. A medida viabilizou o interesse na concessão da rodovia e o Dnit assumiu as obras nesse trecho.
Movimento Pró-Vidas
O Movimento Pró-Vidas da BR-381 é uma mobilização informal que foi criada em 2022, idealizado e coordenado pelo monlevadense Clésio Oliveira Gonçalves, ex-presidente da Câmara Municipal de João Monlevade. O grupo teve papel relevante para que o leilão e a concessão da rodovia acontecessem, com o desenvolvimento de várias ações estratégicas desde a sua criação.
É composto por lideranças do Médio Piracicaba, do Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Grande BH. O Movimento tem contado também com a participação da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Vale do Aço, Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), Sindicato Metabase e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG). Recentemente, o Movimento participou da assinatura da concessão e da entrega da rodovia para a concessionária.
Pedágios
A BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares terá cinco praças de pedágio, a partir de 2026. Conforme anunciado, uma delas será instalada em João Monlevade, no Km 351,085, próximo à Ponte Torta. As outras serão implantadas em Caeté, no Km 411,573; em Jaguaraçu, no Km 285,872; em Belo Oriente, no Km 233,177 e em Governador Valadares, no Km 178,814.
Conforme informações da ANTT, as tarifas básicas de pedágio para cada praça de pedágio são as seguintes: Caeté (R$13,75), João Monlevade (R$11,40), Jaguaraçu (R$13,35), Belo Oriente (R$10,75) e Governador Valadares (R$11,20). O valor por 100 km é de R$18,38, nos trechos de pista simples, e de R$25,73 nos locais em que a rodovia for duplicada. Considerando a tarifa básica, o valor estimado para o pedágio na totalidade do trecho é de R$60,45.
Porém, o cálculo da tarifa aplicada no início de 2026 levará em conta o desconto oferecido no leilão pela Nova 381 de 0,94% e outros fatores não discriminados, ainda a serem divulgados.