A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Laranjeiras, em João Monlevade, ganhou dois novos equipamentos odontológicos na manhã do último sábado (17). As duas cadeiras odontológicas e dois ultrassons foram instalados para ampliar a capacidade de atendimento na unidade.

Os equipamentos serão utilizados a partir da segunda quinzena de fevereiro, após o retorno das férias da equipe odontológica. Segundo o coordenador de Saúde Bucal do município, George Moreira Costa, “A instalação dos novos equipamentos na UBS Laranjeiras faz parte do Plano de Reestruturação da Saúde Bucal definido pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem como meta a modernização dos serviços odontológicos na rede pública municipal com a troca de todos os equipamentos obsoletos por equipamentos novos e de qualidade. É importante salientar que a UBS do Laranjeiras foi a primeira unidade de saúde de João Monlevade a ser contemplada com uma equipe de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família. Com a nova estrutura montada, a unidade poderá oferecer cada vez mais um atendimento de qualidade para a população”.

A secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, destacou a relevância da aquisição. “Com essa aquisição, todos os consultórios odontológicos em funcionamento são novos e é bom destacar que, agora, contamos com doze equipes de saúde bucal dentro da Estratégia de Saúde da Família, o que representa um grande avanço na saúde bucal do nosso município. Lembramos que nossa meta é ter uma equipe de saúde bucal para cada equipe de Estratégia de Saúde da Família”, afirmou.

Recursos e origem do investimento

Os itens foram adquiridos com recursos de indicação do deputado estadual Mário Henrique Caixa (PV), por meio da Resolução SES Nº 10.135, de 16 de maio de 2025, destinada à Política de Apoio e Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde Bucal. O custo total foi de R$ 38.769,46.

Serviços e equipe disponíveis

A equipe de Saúde Bucal da UBS Laranjeiras conta com um cirurgião-dentista, uma técnica em saúde bucal e duas auxiliares, todos com jornada de 40 horas semanais. Os procedimentos incluem restaurações, limpezas dentárias, pequenas cirurgias bucais, visitas domiciliares, orientações em saúde bucal e pré-natal odontológico.

Há atendimento de urgências odontológicas, como dor de dente, nos primeiros horários da manhã e da tarde. A cobertura abrange os bairros Laranjeiras, Metalúrgico e Baú, com foco em tratamento completo pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Moradores do bairro Loanda recebem atendimento de urgência, já que a localidade ainda não tem equipe própria de Saúde Bucal vinculada à ESF. A unidade funciona das 7h às 11h e das 13h às 17h.