Ocorreu na manhã desta quarta-feira (1°) a cerimônia de posse dos candidatos eleitos em João Monlevade. A solenidade, programada para as 9 horas, sofreu um atraso de cerca de meia hora. Mesmo assim, todos os assentos da platéia da Câmara Municipal estavam ocupados, e a organização instalou cadeiras no hall externo.
Como previsto, todos os eleitos prestaram juramento à Constituição. A promessa constitucional foi pronunciada primeiro por Sinval Dias (PL), que tem sete mandatos, e depois repetida por todos os vereadores eleitos. Em seguida, eles assinaram os termos da posse. O prefeito reeleito, Laércio Ribeiro (PT), e a vice-prefeita eleita, Dorinha Machado (MDB), também protestaram fidelidade à Constituição, à Lei Orgânica e às leis, assinando os seus termos de posse.
A grande dúvida, mantida até a hora da cerimônia, estava sobre quem ocuparia a Presidência da Câmara. Leles Pontes (Republicanos), que até ontem ainda mantinha sua candidatura, retirou-a para ser o vice-presidente de Marcos Dornelas (Republicanos). A chapa 2 ainda teve a presença de Sidney Bernabé (PL) e Carlos Bicalho (PP), e enfrentou a lista encabeçada por Fernando Linhares (Podemos).
Na votação, a chapa 1 sagrou-se vencedora, e Linhares reelegeu-se para mais dois anos à frente da Câmara. A nova Mesa Diretora também é composta pelo vice-presidente, Sassá Misericórdia (Cidadania); pelo primeiro-secretário, Revetrie Teixeira (MDB); e pelo segundo-secretário, Belmar Diniz (PT).
Foram oito votos contra sete. Optaram pela chapa vencedora os vereadores Alysson Barcelos (Avante), Belmar Diniz (PT), Bruno “Cabeção” Braga (Avante), Fernando Linhares (Podemos), João Cassimiro “Sassá Misericórdia” (Cidadania), Maria do Sagrado (PT), Revetrie Teixeira (MDB), Thiago “Titó” (MDB).
Por sua vez, votaram pela chapa 2 os parlamentares Carlos Bicalho (PP), Leles Pontes (Republicanos), Marcos Dornelas (Republicanos), Sidney Bernabé (PL), Sinval Dias (PL), Vanderlei Miranda (Podemos) e Zuza Veloso (Avante).
Ao fim da solenidade, Fernando Linhares saudou os colegas da chapa vencida, dizendo que eles fortaleceram o Poder Legislativo e sua independência constitucional.
Em seu discurso de posse, Laércio Ribeiro elencou algumas das realizações do mandato que concluiu nessa terça-feira (31). Ele também enunciou algumas das metas do governo que inicia. Já Dorinha Machado agradeceu a todos os que colaboraram para sua eleição, citando nominalmente, entre outros, seu marido, o empresário Elgen Machado, e o ex-vice-prefeito Fabrício Lopes, que será o secretário de Planejamento da gestão que começa. “Machadão” e Fabrício foram importantes articuladores para a ampla coligação que elegeu Laércio, Dorinha e 12 dos 15 vereadores. Cada um dos 15 vereadores teve a oportunidade de discursar, agradecendo pela eleição, expondo sua plataforma de trabalho e prometendo dedicação e honestidade.