A Praça do Povo, em João Monlevade, está sendo palco de um centro de atividades culturais neste mês de dezembro, oferecendo uma programação variada que contempla música, cinema, exposições e eventos comunitários. O calendário promete agradar públicos de todas as idades e interesses.
As atividades seguem a partir de quinta-feira, dia 12, com o Coral Pedacinho do Céu, que se apresenta às 18h. Já no dia 13, a cultura literária ganha destaque com o lançamento do livro Entre Linhas: Crônicas, Histórias e Memórias de Monlevade, do jornalista e professor Erivelton Braz, às 19h.
No dia 14, a tradição da capoeira será celebrada com um aulão conduzido pelo Mestre Café, às 19h, organizado pela Associação de Capoeira Zumbi dos Palmares (Acazump). No dia 18, às 19h, tem apresentação de Natal da Escola de Dança Multiforme.
A programação se intensifica no dia 19 de dezembro, quando a Praça do Povo será palco de duas atrações simultâneas às 19h: o Cinema na Praça, com a exibição de um filme, e a abertura da exposição “Arte da Vida”, assinada por Romildo Nascimento de Souza.
No dia 20, a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Monlevade (Apasmon) promove uma Roda de Terapia Integrativa (TCI), também às 19h. Já no dia 21, o talento musical brilha com o show de James Jamerson, no mesmo horário.
No dia 22 de dezembro, às 17h, o músico Gustavo Miguel Alvarenga apresenta composições que exploram as vertentes da cultura brasileira, negra e diaspórica, como parte de um projeto de formação artística em cultura periférica. Mais cedo, às 15h, a Acazump realiza “A Última Roda do Ano”, com uma roda de capoeira que encerra o calendário de atividades do grupo.
Encerrando o ano e começando 2025 com arte e cultura, o Cinema na Praça retorna com sessões nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, ambas às 19h. A agenda cultural reafirma a Praça do Povo como um ponto de encontro para a celebração da diversidade cultural e do talento local, criando momentos únicos para toda a comunidade.