O Hospital Margarida, o único de João Monlevade, recebeu na sexta-feira (20) a visita do deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG). Ele esteve na cidade para entregar uma emenda parlamentar de R$1 milhão à casa de saúde. Durante a visita, ele conheceu as dependências da unidade, estando acompanhado do assessor para Minas Gerais do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e ex-prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira,
Também estiveram presentes o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT); a secretária de Saúde, Raquel Drumond; o assessor de Governo, Cristiano Vasconcelos; o provedor do Hospital Margarida, José Alberto Grijó; e vários funcionários da instituição.
Em entrevista ao A Notícia, Monteiro lembrou a importância do Hospital Margarida, que é filantrópico e atende pela rede pública, para a comunidade monlevadense: “Sem dúvida nenhuma, essa emenda parlamentar é mais uma atitude também de estar fortalecendo o SUS, que é o Sistema Único de Saúde, que na verdade é o plano de saúde da maioria da população brasileira e aqui de João Monlevade. A gente sabe da importância social deste hospital, que atende saúde pública aqui na cidade e na região do Médio Piracicaba. ara fortalecer a estrutura e melhorar o atendimento à população. Destinamos R$1 milhão em recursos para fortalecer a estrutura e melhorar o atendimento à população”, reforçou o deputado.
Hospital filantrópico
A emenda destinada por Monteiro será usada para custeio, ou seja, para manter as atividades do hospital. Falando ao A Notícia, o provedor do Margarida, José Alberto Grijó, agradeceu ao deputado pela destinação, e falou das dificuldades enfrentadas pela gestão da entidade: “Como todos sabem, o hospital é uma entidade filantrópica e nós temos um déficit mensal muito alto. Então, recursos como este, dessa monta, de um milhão de reais, vêm exatamente para nos ajudar a cobrir esse déficit, nos ajudar no custeio da casa, no pagamento de fornecedores, no pagamento de médicos, de funcionários… enfim, manter a casa aberta e funcionando com a qualidade que nós temos funcionado ultimamente”.
O prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro, relembrou a sua trajetória de 49 anos na cidade, grande parte deles como integrante do corpo clínico do Hospital Margarida, recordou que mais de 80% dos atendimentos da instituição são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde e enfatizou a importância regional do Margarida: “Uma satisfação muito grande estar aqui novamente, contribuindo com o hospital, estar contribuindo não só com João Monlevade, mas com esses municípios [da região] todos e com o Brasil todo. O número de gente que a gente atende aqui dessa BR, o número de acidentes, é muito grande, e o número de pessoas atendidas também é muito grande”.

