Três nomes concorrem e chapas devem ser conhecidas apenas durante a posse
Os vereadores eleitos em todo o Brasil tomam posse de seus mandatos nesta quarta-feira (1º). Durante as cerimônias, as novas Câmaras Municipais elegem as suas presidências e Mesas Diretoras, que coordenarão seus trabalhos ao longo de 2025. Os trâmites são regulados pelas Leis Orgânicas de cada município e pelo regimento interno de cada Legislativo.
Em João Monlevade, três vereadores, todos reeleitos, apresentam abertamente o seu intento de chefiar a Câmara Municipal pelos próximos dois anos. Um deles é o atual presidente, Fernando Linhares (Podemos), que está à frente do parlamento monlevadense e tem o desejo de permanecer no cargo. Ele aposta nas realizações do mandato.
Outro candidato é Leles Pontes (Republicanos), o mais experiente dos três, pois inicia nesta quarta-feira o seu quarto período no legislativo. Leles já foi presidente da Câmara Municipal entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020.
O terceiro candidato é Marcos Dornelas (Republicanos), que, assim como Fernando Linhares, será elevado ao seu segundo termo na casa de leis. Ao contrário de seus concorrentes, no entanto, Dornelas nunca presidiu o Legislativo monlevadense. Ele disputou o cargo na votação de janeiro de 2021, mas perdeu a disputa para Gustavo Maciel (à época no Podemos).
Apesar de os três confirmarem que serão candidatos à presidência da Câmara Municipal, nenhum deles informou quais seriam os seus companheiros de chapa. Nos bastidores, no entanto, há rumores de que, na última hora, Leles retire sua candidatura para compor com Dornelas e o novato Carlinhos Bicalho (PP). Mas tudo pode acontecer. Inclusive, os nomes e cargos serem mudados.
Em João Monlevade, a Mesa Diretora é composta por um presidente, um vice-presidente, um primeiro-secretário e um segundo-secretário.
A cerimônia de posse está agendada para as 9h desta quarta-feira (1) no Plenário da Câmara e as candidaturas à presidência e à Mesa podem ser oficializadas até o momento da votação. O voto é aberto.
Tradicionalmente, a eleição para a Mesa Diretora é feita em consenso, com chapa única. Fernando Linhares, por exemplo, foi eleito sem concorrentes para presidir a Câmara Municipal entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024.
Entretanto, já houve disputas, sendo a mais recente a de janeiro de 2021, quando Gustavo Maciel venceu Marcos Dornelas.