Em turno único, durante a reunião ordinária desta quarta-feira (4), a Câmara Municipal aprovou dois projetos de lei que denominam vias públicas no município. As matérias homenageiam Abercio Cabral Pontes e Alcino Francisco, reconhecendo suas contribuições à comunidade local.
Rua Abercio Cabral Pontes
O Projeto de Lei nº 1.621/2025, de autoria do vereador Leles Pontes (Republicanos), batiza como “Abercio Cabral Pontes” a rua no bairro Lourdes, paralela à Rua Araxá e ao lado do Campo Guarani. Natural de Major Ezequiel (Alvinópolis-MG), Abercio chegou a João Monlevade na década de 1980 com a esposa Nazareth Cota Coura Cabral e os filhos Marcos, Márcia e Meirilaine.
Comerciante ao longo da vida, ele se destacou pela solidariedade, ajudando necessitados e transportando pacientes para tratamentos em Belo Horizonte. Atuou no esporte, cuidando do campo de futebol do bairro Metalúrgico, e na cultura, integrando o conjunto “Coroas da Garoa” em carnavais e eventos locais.
Beco Alcino Francisco
O Projeto de Lei nº 1.624/2026, do vereador Carlinhos Bicalho (PP), denomina “Alcino Francisco” o beco no bairro Nova Esperança, com acesso pela Rua Barão de Cocais e paralelo à Rua Onofre Newton de Ambrósio. Nascido em 12 de abril de 1911, filho de Manoel Francisco e Maria Raimunda, Alcino foi pai de sete filhos e morador antigo dos bairros Viva Povo (atual Nova Esperança) e Novo Horizonte.
Ele trabalhou no Hospital Margarida com dedicação e ética, contribuindo para o atendimento à população. Também facilitou o crescimento urbano ao ceder parte de seu terreno para vias públicas. Faleceu aos 85 anos, deixando legado na comunidade.

