Após várias críticas e questionamentos de usuários e de vereadores sobre a nova rodoviária de Monlevade, a Prefeitura informou, nesta quinta-feira (25), que concluiu alinhamento com a Rede Graal para um novo terminal rodoviário no município.

Conforme a administração, a definição ocorreu após reuniões e avaliações técnicas realizadas na última quarta-feira (24), quando foi estabelecida a implantação de uma nova estrutura de atendimento aos passageiros em área disponibilizada pela Rede Graal, localizada ao lado esquerdo do Posto Cinco Estrelas, em frente ao ponto de táxi.

Segundo a administração, o local contará com guichê para venda de passagens, área coberta para embarque, desembarque e infraestrutura de apoio a passageiros e acompanhantes. Com a mudança, os usuários também terão acesso aos sanitários, restaurantes e lanchonetes do complexo, além de estacionamento gratuito nas proximidades.

A empresa Gontijo já iniciou suas operações na Rede Graal. As demais viações que atendem o município, como Lopes, Transprata, Caraça, Santos e Unida, deverão migrar para a estrutura assim que forem concluídas as adequações necessárias.

Polêmica

A mudança ocorre em meio a críticas de vereadores e usuários do transporte coletivo ao processo de desativação gradual da então rodoviária. Conforme anunciado, o espaço passará a abrigar a futura unidade do Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil Municipal e o Samu.

Na reunião da Câmara desta quarta-feira (24), vários parlamentares apontaram falta de diálogo prévio com a Câmara Municipal. Eles cobraram duramente a administração mais transparência e criticaram o ponto de embarque e desembarque montado para atender passageiros intermunicipais. A Notícia esteve no local na manhã de quarta e também constatou que o novo ponto desagradava tanto usuários quanto funcionários.

Ainda na nota, a Prefeitura esclareceu que o atual ponto de embarque e desembarque do transporte urbano, localizado nas proximidades do antigo terminal e que gerou as críticas, continuará destinado exclusivamente às linhas municipais, não sendo transformado em terminal rodoviário. Já as linhas intermunicipais e interestaduais passarão a operar na nova estrutura implantada no complexo do Graal.