O Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) realizou nessa segunda-feira (4) uma solenidade para comemorar os seus 24 anos de atuação. À cerimônia, compareceram várias autoridades políticas e de forças de segurança, além de representantes de grupos voluntários de João Monlevade e do Médio Piracicaba. Durante o ato, que encheu a sede do bairro Sion, a entidade concedeu posse à diretoria para o biênio 2024-2026.
A presidente cessante, Maria de Lourdes Nascimento, passou o cargo a Renato Luiz Carvalho, de 60 anos, que já presidira a instituição por dois mandatos consecutivos, entre 2016 e 2020. Antes, em um emocionado discurso, ela agradeceu a todos aqueles que colaboraram para o sucesso de sua gestão e dos 24 anos do Sevor: “Em tudo, pude sentir a mão de Deus agir”. Maria de Lourdes entregou homenagens a vários dos colegas, tanto que completavam aniversários de atuação quanto aos seus companheiros da direção.
Renato Carvalho alertou para a avançada idade das ambulâncias que o Sevor possui hoje, e pediu contribuições para renovar a frota: “Nossa ambulância mais nova já tem cinco anos de uso. A média das nossas viaturas é de 15 anos. Quando um carro sai da oficina, já há outro agendado para entrar”. Ele agradeceu e destacou a importância das parcerias para a sobrevivência e atividades do Sevor. Renato Carvalho também elogiou a chegada do Corpo de Bombeiros Militar: “Quantas vezes estivemos em Itabira para trazer os bombeiros para João Monlevade?”. O novo presidente também comemorou a marca de 45 mil atendimentos em quase um quarto de século de atividades: “Nesses 24 anos, nunca tivemos um questionamento judicial por negligência ou mau atendimento”.
O Sevor está construindo, também com recursos de doações, um centro de treinamentos para aulas práticas anexo à sua sede, que já está com 75% de sua edificação concluída. O Sevor criou um Núcleo de Educação em Urgências (NEU), que o presidente descreve como uma “faculdade” de formação de socorristas, chancelada pela Secretaria de Saúde: “Nosso currículo é o mesmo do Samu”. O Clube do Cavalo destinou uma contribuição de R$25 mil para a manutenção e expansão das atividades do grupo.
Nova Diretoria
A nova vice-presidente do Sevor é a médica Ana Beatriz Dutra Valente. O primeiro-secretário é o técnico em enfermagem do trabalho Marcos Vinícius Mariano, enquanto a técnica de enfermagem Janaína Perpétua Morais Ubaldo é a segunda-secretária. O primeiro-tesoureiro é o engenheiro coordenador Yuri Augusto Felipe Lana Reis, enquanto a segunda-tesouraria fica a cargo da técnica de enfermagem Virlaine Daniela Silva.
O conselho fiscal está a cargo da advogada e diretora-executiva da Amepi Christiane Linhares Vale, da psicóloga Juliane Costa, da aposentada Elizabeth Ambrósio e dos empresários Sérgio Coura, Douglas Cota e Celso Mól. O coordenador operacional é médico e presidente de honra do Sevor Hamilton Plábio Lopes, tendo como vice o coordenador de brigada profissional Bruno Botelho e a médica Tebrine Garcias Novais Novy como coordenadora do Núcleo de Educação.
Presenças
Estiveram presentes na cerimônia a prefeita de Bela Vista de Minas, Samantha Ávila (PSDB); o comandante do Corpo de Bombeiros Militar em João Monlevade, tenente Anderson Ferreira; o delegado de Polícia Civil Alberto Gomes Vieira; o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em João Monlevade, inspetor Igor Cabral; o secretário de Obras de João Monlevade, Ermelino Hilário Mártis; os vereadores Belmar Diniz (PT), Bruno “Cabeção” (Avante), Gustavo Maciel (Republicanos), Marcos Dornelas (Republicanos); os vereadores eleitos Alysson Barcelos (Avante), Maria do Sagrado Coração (PT) e “Sassá Misericórdia” (Cidadania).
Participaram da solenidade o provedor do Hospital Margarida, José Alberto Grijó; o presidente do Clube do Cavalo de João Monlevade, Tarcísio Bicalho; e o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Monlevade (CDL), Dênio Marcos de Faria. Também participaram representantes da Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade, dos Bombeiros Voluntários de São Domingos do Prata, do Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (Gave), do Resgate Emergencial Voluntário da Estrada Real (Rever); dos Anjos do Asfalto; do Lions Club; do Rotary Club.
Os voluntários.
O Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) iniciou suas atividades a 4 de novembro de 2000, a partir do embrião gestado pelo grupo de escoteiros, que via a alarmante quantidade e gravidade dos acidentes nas rodovias BR-381 e BR-262. Os socorristas começaram numa sala na rede Graal, mudando-se pouco depois para o posto Lulu.
Os anos passaram, e o grupo cresceu em quantidade de voluntários, em frota disponível e na credibilidade conquistada junto ao Médio Piracicaba. Em 2019, os voluntários inauguraram, com recursos de doações, a sua sede própria, numa localização estratégica na avenida Alberto Lima.
Atualmente, o grupo conta com 90 voluntários, dos quais 65 são operacionais, ou seja, vão a campo. Além dos acidentes automobilísticos, os socorristas atendem a emergências médicas, acidentes de trabalho e domésticos, entre muitos outros tipos de ocorrências. O Sevor possui parcerias com empresas e órgãos públicos, mas boa parte de suas receitas provém de doações da comunidade.