A 17ª Companhia de Polícia Militar Independente realizou nas últimas duas semanas a formatura de 885 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). As cerimônias ocorreram em João Monlevade, Dom Silvério e Sem-Peixe, entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro e ocorreram em parcerias com as Prefeituras, Câmaras Municipais, Secretarias de Educação e empresas. Compareceram à cerimônia autoridades dos municípios, empresários, lideranças comunitárias, professores, membros das equipes pedagógicas e os formandos. Os instrutores foram o sargento Wagner Alípio e as cabos Bruna e Fernanda, coordenados pelo tenente Ciccarini.

Nas palavras da própria corporação, “a formatura do Proerd é um momento de celebração e conquista, simbolizando o compromisso dos alunos em adotar escolhas seguras e responsáveis. Durante a cerimônia, é reconhecido o esforço de cada participante, além do fortalecimento da parceria entre escola, família, sociedade e Polícia Militar na construção de um futuro mais consciente, saudável e longe das drogas e da violência”.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) surgiu no Brasil em 1992, chegando a João Monlevade em 2004. O modelo é baseado na Educação para Resistência ao Abuso de Drogas (Dare, na sigla em inglês), implantado em 1983 em Los Angeles. O programa une a Polícia Militar, escola, família e comunidade para ensinar as crianças a se manterem afastadas das drogas, da violência e da criminalidade.