Em dez municípios, corporação apreendeu mais de 1,7 mil pedras de crack
A 17ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em João Monlevade, divulgou nesta sexta-feira (10) os resultados do combate ao tráfico de drogas em 2024. Ao todo, foram 259 pessoas presas pelo comércio ilícito de narcóticos em seus dez municípios de atuação. A corporação ainda prendeu outros 193 indivíduos pelo crime de uso e consumo de entorpecentes.
Ao longo do ano que passou, a corporação apreendeu 810 buchas, 168 porções, 131 tabletes ou barras, 44 cigarros e muitas sementes de maconha. Os policiais também recolheram 113 papelotes, 56 porções e 20 invólucros de cocaína, além de três quilogramas de pasta-base para fabricar o tóxico. Outro destaque foram as apreensões de crack, com dois quilogramas, 11 porções e 1.736 pedras retiradas de circulação. Os militares ainda recolheram 75 frascos de lança-perfume, 35 unidades de ecstasy, seis frascos de loló, duas unidades de cola de sapateiro e outras duas de LSD, além de uma da droga K.
Ao longo do ano, a unidade realizou várias operações para desmantelar quadrilhas de traficantes, prendendo-os e apreendendo as drogas que eles comerciavam. O destaque ocorreu em outubro, quando a Polícia Militar estourou um laboratório de refino de vários tipos de drogas na localidade de Carvalho, na zona rural de Rio Piracicaba. Na ocasião, os policiais enviaram três suspeitos para a cadeia.
Nas palavras da própria corporação, “as ações contribuíram significativamente para a redução dos índices de criminalidade, reforçando a segurança e a tranqüilidade da população. As operações de combate ao tráfico de drogas continuarão em 2025, com o objetivo de fortalecer o enfrentamento à criminalidade e a promoção de um ambiente mais seguro para todos”.
A 17ª Companhia de Polícia Militar Independente é responsável pelo policiamento em João Monlevade, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Nova Era, Alvinópolis, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, Dionísio, Dom Silvério e Sem-Peixe.